Economia Titulo
Mercosul e UE devem fechar acordo comercial em outubro
Do Diário OnLine
28/05/2004 | 10:15
Compartilhar notícia


O Mercosul e a UE (União Européia) devem fechar um acordo comercial em outubro deste ano. A medida favoreceria diretamente a agroindústria brasileira, pois derrubaria várias barreira protecionistas impostas hoje pelo mercado europeu contra produtos estrangeiros.

A data foi anunciada nesta sexta-feira pelo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, no âmbito da III Cúpula América Latina e Caribe – União Européia, realizada em Guadalajara (México). De acordo com o chanceler, faltam alguns "detalhes técnicos" para o fechamento do acordo.

A proximidade do acordo comercial Mercosul-UE se apresenta como um contraponto importante à lentidão nas negociações pela montagem da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), que ainda engatinha entre os interlocutores dos Estados Unidos e dos países latino-americanos.

Os EUA, principais articuladores da Alca, não estão representados na III Cúpula América Latina e Caribe – União Européia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;