Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 17 de Setembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Economia

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Imprensa: Bush deve acabar com taxas ao aço esta semana


Do Diário OnLine

01/12/2003 | 10:11


O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, deve anunciar nesta semana o fim das sobretaxas do aço e assim evitar disputas internacionais, segundo reportagens publicadas nesta segunda-feira por diversos jornais norte-americanos, entre eles o Washington Post, The New York Times e Wall Street Journal.

Segundos os veículos, Bush preferiu desapontar os fabricantes de aço norte-americanos do que enfrentar os empresários do setor a perder votos para sua reeleição. Em 2002, os EUA impuseram sobretaxas de 30% ao aço importado de 22 países, como Brasil e Japão, com o objetivo de proteger a indústria local. A ação, porém, foi considerada ilegal pela Organização Mundial do Comércio (OMC) este ano.

Caso os EUA não suspendam as taxas, a União Européia (EU) e o Japão ameaçaram retaliar o país. O bloco, por exemplo, fala em sanções comerciais da ordem de US$ 6 bilhões.

A OMC, que iria se reunir nesta segunda-feira para confirmar a retaliação, adiou sua reunião para 10 de dezembro.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;