Automóveis Titulo
Fiat ensina condução segura
Por Anelisa Lopes
Do Diário do Grande ABC
14/11/2007 | 07:07
Compartilhar notícia


Para difundir os princípios de funcionamento do sistema de freios e da direção, entre outros conceitos de segurança veicular, a Fiat promoveu o Test Drive Direção Segura no mês passado.

A ação contou com a participação de universitários, convidados pela montadora, e também do piloto Felipe Massa, em um dos dias de curso.

Basicamente, a segurança veicular é dividida em ativa (equipamentos que contribuem para evitar acidentes) e passiva (diminuem os efeitos dos acidentes).

Cinto de segurança, air bag, apoio de cabeça, carroceria com deformação progressiva e bancos com formato antideslizamento correspondem aos equipamentos de segurança passiva.

Tanto o cinto de segurança como o apoio de cabeça necessitam de atenção extra, pois o uso de clipes para segurar o equipamento não é recomendável. Em relação aos apoios, é importante que sejam regulados de acordo com a altura dos passageiros.

Já o sistema de freios, direção, iluminação e espelhos retrovisores são considerados itens ativos. Os dois primeiros são de extrema importância para uma condução segura.

A posição de direção do condutor exige que o encosto do banco esteja quase vertical, com braços e pernas flexionados, o que garante uma melhor movimentação das mãos e dos pés. Ao volante, as mãos devem formar a posição 9h15 (como os ponteiros do relógio), pois, dessa forma, fica mais fácil e firme virar à esquerda e à direita em caso de mudança repentina de trajetória.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;