Setecidades Titulo Imunização
Grande ABC vacina 1.246 crianças contra a Covid-19

Todos os municípios iniciam a campanha; expectativa é pela chegada de novas doses do imunizante entre hoje e amanhã

Anderson Fattori
18/01/2022 | 08:13
Compartilhar notícia
Eric Romero/PMSCS


As cidades do Grande ABC aplicaram 1.246 doses da vacina infantil da Pfizer contra a Covid em crianças com 5 a 11 anos com comorbidades, PCD (Pessoas com Deficiências), indígenas ou quilombolas, que integram o grupo prioritário da faixa etária. Depois de Santo André e São Bernardo, que iniciaram a campanha já na sexta-feira, ontem foi o primeiro dia dos outros cinco municípios. O montante já utilizado representa 9,3% do primeiro lote, com 13.390 imunizantes que as cidades receberam do Ministério da Saúde.

Santo André e São Bernardo são os municípios mais avançadas na vacinação desta faixa etária e já conseguiram imunizar 417 e 419 crianças, respectivamente. As duas cidades exigem agendamento prévio por meio dos sites oficiais das prefeituras que indicam o local e o horário disponível para a vacinação.

São Caetano iniciou a imunização ontem pela manhã. A cidade também exige agendamento e disponibilizou 100 vagas por dia nesta primeira fase, que tem como meta proteger 1.200 crianças. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e seu filho, o deputado estadual Thiago Auricchio (PL), estiveram no CEM (Centro de Especialidades Médicas), no bairro Fundação, para acompanhar o início da aplicação das doses. “A variante ômicron traz uma transmissibilidade muito grande. Mas, graças ao avanço da vacinação, os casos graves são reduzidos. Vacina é vida. E a imunização das crianças nos dá tranquilidade para o retorno das aulas presenciais, que está confirmado para o dia 9 de fevereiro, com todas as nossas escolas seguindo os protocolos sanitários”, afirmou o prefeito.

Em Diadema, a vacinação começou nas 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade com imunização de 111 crianças. “A vacinação será feita nas UBSs, de segunda a sexta-feira, sem necessidade de agendamento. Temos 44.062 crianças nesta faixa etária de 5 a 11 anos, mas como recebemos um lote pequeno, vamos começar a vacinar o grupo prioritário e, à medida em que novos imunizantes forem sendo entregues, a campanha vai avançando”, comentou a secretária municipal da Saúde, Rejane Calixto.

Outra cidade que vacina por livre demanda nas UBSs é Mauá, que ontem protegeu 150 moradores de 5 a 11 anos. Em Ribeirão Pires, a campanha, que acontece na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm I (Rua 1° de Maio, 170, das 9h às 16h), imunizou 40 pessoas. Por fim, Rio Grande da Serra informou que aplicou nove doses da vacina infantil ontem nas UBSs do município.

O Ministério da Saúde começou a distribuir ontem a segunda remessa de vacinas contra a Covid-19 voltadas para crianças. O lote com 1,2 milhão de doses chegou domingo no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. A estimativa da pasta é que esse novo conjunto de doses seja distribuído para todos os Estados até amanhã.

No total, a previsão é que o Brasil receba 4,3 milhões de doses em janeiro. O primeiro contrato de aquisição de doses pediátricas junto à farmacêutica Pfizer prevê até 20 milhões de doses até março. A marca é a única que já recebeu autorização para uso de forma emergencial pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;