Política Titulo Na live
Moro é o único que pode se firmar na 3ª via, diz Renata Abreu

Para a presidente do Podemos, apenas o ex-juiz federal tem boas chances de angariar votos do eleitor que não aprova Jair Bolsonaro

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
23/12/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação/ Reprodução


Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu afirmou, em live transmitida pelo Facebook do Diário, ontem à noite, que o ex-juiz federal e pré-candidato do partido a presidente do Brasil Sergio Moro é o único nome que pode se firmar como pleiteante da terceira via na corrida eleitoral do ano que vem. 

Conforme Renata, Moro, que já aparece como terceiro colocado em recentes pesquisas de diversos institutos, é o único candidato que não teve nenhum tipo de ligação política anterior, diferentemente de nomes como Ciro Gomes (PDT) e do governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), que já têm extensa vida política e articulações com diversos atores políticos.

“Sempre tivemos intenção de apresentar alternativa para a eleição. Sergio Moro não ouviu só o nosso partido, mas também o pedido de milhões de brasileiros. Moro percebeu que entre os nomes não havia nenhum que realmente representasse a terceira via, e foi nesse momento que nasceu o Sergio Moro político”, avaliou a deputada federal e mandatária do Podemos.

Ainda na avaliação de Renata Abreu, somente Sergio Moro tem o poder de angariar votos daqueles que estão insatisfeitos com a atual gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL). A deputada sustenta que a segunda opção de voto do eleitor do liberal é o ex-juiz, que liderou a Operação Lava Jato, e que esse fato representa uma potencialização na possibilidade de votos a Moro. 

O pré-candidato pelo Podemos foi ministro da Justiça de Bolsonaro por um ano e quatro meses e deixou o posto com críticas ao presidente, que teria articulado mudanças na PF (Polícia Federal).

“Moro tem aparecido com dois dígitos em pesquisas recentes, o que é muito bom. Acreditamos que ele tem potencial de crescimento de 46%, já que muitos dizem que podem votar nele para presidente. E isso é muito importante. Lembrando que entre Bolsonaro e Lula, Moro é o candidato que tem a rejeição mais fácil de reverter”, declarou a líder do Podemos. 

Além da avaliação sobre o desempenho de Sergio Moro na corrida eleitoral de 2022, Renata Abreu falou sobre a possível federalização envolvendo o Podemos e o Cidadania. Ainda que as articulações sejam iniciais, a mandatário da sigla admitiu a possibilidade de haver amálgama entre as agremiações no ano que vem. A lei de federalização, que tramita na Câmara, permite que dois ou mais partidos atuem como legenda única.

“Há conversas sobre a federalização entre o Podemos e o Cidadania. Ainda estamos analisando as particularidades dos partidos em todos os Estados. Em São Paulo, por exemplo, há possibilidade”, revelou a deputada federal. “Lembrando que temos muito diálogo com o deputado (federal, por São Bernardo) Alex Manente (Cidadania), que é um entusiasta da candidatura de Sergio Moro”, emendou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;