Cena Política Titulo
O dilema dos auxílios para Tite Campanella
Raphael Rocha
20/08/2021 | 00:07
Compartilhar notícia


O Diário mostrou ontem que o governo do prefeito interino de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), optou por suspender o auxílio destinado a alunos da rede municipal para compra de alimentação. O cartão com crédito de R$ 90 mensais foi instituído pelo seu antecessor, José Auricchio Júnior (PSDB), como medida de proteção social em meio à pandemia de Covid-19. Como era de se esperar, o corte abrupto e solitário na região – foi a única cidade do Grande ABC a suspender o benefício – gerou incômodo na classe política local, até mesmo de figuras da situação. Até porque, nesta semana, este mesmo Diário revelou que Anne Campanella, primogênita de Tite, recebeu R$ 3.600 em parcelas do auxílio emergencial instituído pelo governo federal para ajudar famílias em vulnerabilidade durante a crise sanitária.


BASTIDORES

Reclamação
A advogada Maria Luiza Monteiro Canale, que foi candidata a vereadora pelo PT em Santo André em 2000 e 2004, reclamou do vereador Eduardo Leite (PT), que a colocou como testemunha no processo que ele move para se desfiliar do partido na cidade. Ela reclamou que seu nome foi arrolado na ação sem sua autorização. Outra testemunha incluída por Eduardo no processo em que tenta provar perseguição interna é o ex-vereador Alemão Duarte (PT), que trabalha atualmente na Assembleia Legislativa.

Quase – 1
Faltou um voto, mas o vereador Leonardo Alves (PSDB), de Mauá, não conseguiu derrubar o veto do prefeito Marcelo Oliveira (PT) a um de seus projetos de lei, o que exige a publicação da lista de espera por vagas em creche. Havia orientação da base de sustentação para manter o veto do petista à proposta, mas a votação trouxe emoções inesperadas.

Quase – 2
A luta do tucano agora é para que a Câmara de Mauá apresente alguma movimentação jurídica para validar seu projeto de lei. Ele aponta que em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, o mesmo debate foi instalado e o TJ-RS (Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul) considerou legal a proposta de um vereador daquela cidade.

Quase – 3
Outros vereadores entraram neste debate. O vereador Irmão Ozelito (PSC) reclamou que viu o governo vetar projeto instituindo o Agosto Lilás, para campanha contra violência contra mulher, mas fez evento enaltecendo a medida sem dar os devidos créditos. O presidente da Câmara, Zé Carlos Nova Era (PL), lembrou que algo semelhante aconteceu com ele, que sugeria isenção de impostos a motoristas de transporte escolar, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19.

Visita
Pré-candidato à presidência da OAB paulista, o advogado Antonio Gonçalves esteve nesta semana na subsecção da ordem em São Bernardo. Conversou com o presidente local, Luiz Ribeiro, sobre o trabalho da categoria e as dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19.

Reconstrução
O grupo que trabalhou inicialmente pela vitória de Lauro Michels (PV) à Prefeitura de Diadema em 2012, e que foi alijado do governo do verde ao longo do tempo, busca se reconectar para lançamento de um projeto político de oposição à gestão do atual prefeito da cidade, José de Filippi Júnior (PT). O bloco avisou, porém, que não quer Lauro por perto.

Encontro
O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC ABC, Acacio Miranda, e o diretor administrativo e financeiro da entidade, Carlos Eduardo da Silva, o Carlinhos, se reuniram ontem com o secretário de subprefeituras da Capital, Alexandre Modonezi, e o secretário-executivo da pasta, Caio Luz. O debate concentrou em ações de zeladoria nas divisas. “Conhecemos o sistema de acompanhamento dos trabalhos realizados pela secretaria municipal e iniciamos o diálogo para ações conjuntas nas áreas de divisas entre a Capital e o Grande ABC”, disse Acácio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;