Política Titulo Promessa de campanha
Diadema seleciona firma para projetar Quarteirão da Educação

Empresa da cidade será responsável por ajudar Paço a tirar do papel complexo educacional

Por Júnior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
01/06/2021 | 00:43
Compartilhar notícia


O governo do prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), publicou o nome da empresa selecionada para formular projeto arquitetônico do chamado Quarteirão da Educação, megaequipamento do setor prometido pelo petista na eleição do ano passado. A firma Paranoá Indústria de Borracha Ltda, sediada na cidade, foi habilitada para a parceria.

Em abril, o Diário mostrou que o governo Filippi colocou na rua chamamento público para contratar empresas ou profissionais autônomos para formular o projeto arquitetônico do equipamento, que é inspirado no Quarteirão da Saúde. O valor da cooperação é estimado em R$ 87,5 mil e, como contrapartida, o governo petista cederá ao parceiro o direito de batizar um dos espaços do equipamento.

A ideia de firmar parceria com a iniciativa privada surgiu, segundo o Paço, por motivos financeiros. “Em razão das dificuldades financeiras e orçamentárias atuais da administração, associadas ao impacto do enfrentamento da pandemia de Covid-19, buscamos, por meio deste chamamento, a possibilidade de uma parceria com o setor privado para alcançar com maior agilidade os estudos arquitetônicos preliminares e as estimativas de custos do projeto, instrumento imprescindível para pleitear diversas possíveis fontes os recursos necessários”, justificou a administração no edital. A estimativa é a de que o equipamento custe R$ 875 mil e a gestão petista pretende pleitear verbas dos governos federal e estadual para tirar o complexo do papel.

Uma das vitrines do plano de governo apresentado por Filippi no pleito do ano passado, o Quarteirão da Educação teria área total estimada em 12,5 mil metros quadrados. O conglomerado inclui a construção de salas de aula e demais estruturas para a educação infantil: berçários em tempo integral; creche (2 e 3 anos) em tempo integral; ensino fundamental regular e EJA (Educação de Jovens e Adultos). O equipamento contará ainda com quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de biblioteca, salas de dança, oficinas de áudio visual, artes plásticas, humanidades, artesanato; teatro e cineteatro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;