Fechar
Publicidade

Domingo, 16 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

Um cacho de cabelo pela Negrinha

Hoje voltamos à cidade rural que era Santo André 80 anos atrás. Estamos na Vila Pires. A produção leiteira fazia parte da economia local


Ademir Medici

20/04/2021 | 07:00


A proposta do laçador
Texto:Tânia Geannaccini 

Li em Memória (‘Adolpho Kirstens salvou seu boi’, edição de 11 de abril), sobre o boi que foi salvo do matadouro, e lembrei-me da história que minha mãe, Eunice Mandelli Geannaccini, hoje com 86 anos, conta.
A mãe dela, a nona Philomena De Vecchi Mandelli, casada com Angelo Mandelli, criava umas vaquinhas leiteiras, ali na Rua Monte Pascoal, atrás do terreno do futuro Estádio Bruno Daniel.
A produção de leite servia para consumo próprio e venda, principalmente para Homero Thon, que fazia a revenda.
Uma dessas vaquinhas chamava-se “Negrinha”, e um dia foi aprisionada pelo laçador de animais, um tipo de carrocinha dos idos de 1942.
Minha mãe, então com 8 anos de idade, corria atrás do homem, que seguia montado num cavalo enorme. A pequena Eunice implorava para o laçador devolver o animal.
– Se você me der um dos cachos do seu cabelo eu devolvo sua vaca!
Minha mãe afirmou que sim! Mas a <CW30>“Negrinha”, feliz por estar junto com outros animais, não quis voltar. Resultado, nona Philomena precisou ir à Prefeitura, pagar multa e reaver o animal. 
Esta é mais uma das histórias que parecem não terem acontecido nessa cidade tão urbanizada que é nossa Santo André.

Diário há meio século

Terça-feira, 20 de abril de 1971 – ano 13, edição 1515

Copa João Ramalho – Prosseguia a II edição do torneio, envolvendo seleções regionais. Resultados do domingo dia 18: Santo André 3, São Caetano 3; Ribeirão Pires 2, Diadema 1.
Três seleções dividiam a liderança: São Bernardo, São Caetano e Diadema.
II Divisão – No mesmo domingo 18, no Estádio Municipal (hoje Bruno Daniel), Santo André FC 1, União Agrícola Barbarense 1.
O Santo André permanecia líder e se preparava para o clássico frente ao Saad EC, no feriado de 21 de abril daquele ano 1971. Seria uma triste jornada...

Em 20 de abril de...
1916 – Prefeitura de São Bernardo alargava a Avenida Washington Luís, futura Rua Siqueira Campos, em Santo André, aproveitando-se da doação de uma nesga de terreno da chácara do industrial Kowarick, de Santo André.
1951 – Inaugurado templo adventista na Vila Curuça, em Santo André.
1956 – Prefeito Pedro Dell’Antonia, seu assessor Alcindo Tavernaro e o vereador Carrasqueira Filho, de Santo André, reúnem-se em Santos com Ciro Lustosa, gerente da Companhia City, para reivindicar o fornecimento de iluminação domiciliar para os moradores de Paranapiacaba.
1961 – Rolls Royce inaugura fábrica de São Bernardo.
 

Hoje
- Dia do Diplomata
- Dia do Disco


Santos do Dia

- Inês de Montepulciano
- Teodoro

Em São Paulo, hoje é o aniversário de Águas de Santa Bárbara (1876), Caraguatatuba (1857), Cunha (1785) e Paranapanema (1945).
- No Brasil, aniversariam também em 20 de abril: Campestre da Serra, Ipiranga do Sul, Lagoão, Santo Expedito do Sul e Tupanci do Sul (Rio Grande do Sul); Carinhanha (Bahia); Figueira (Paraná); Lagarto (Sergipe); e Pesqueira (Pernambuco).
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;