Esportes Titulo
Jovens tenistas russos tentam ameaçar domínio do Big 3 no US Open
Por
26/08/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


O duelo particular entre Roger Federer, Rafael Nadal e Novak Djokovic pelos principais recordes do tênis terá novo capítulo a partir desta segunda-feira, dia da abertura do US Open, em Nova York. Mas, na disputa pela liderança de títulos de Grand Slam, o chamado Big 3 terá em seu caminho novos desafiantes: os russos Daniil Medvedev, Andrey Rublev e Karen Khachanov.

O trio de jovens tenistas vem se destacando nos últimos dois anos, com grandes resultados na atual temporada. A estrela do grupo é Medvedev. O atleta de 23 anos chega ao quarto e último Grand Slam da temporada com seu melhor ranking da carreira. Ele alcançou o 5º lugar ao derrubar Djokovic na semifinal em Cincinnati, há nove dias. O triunfo de virada abriu caminho para seu 1º título de nível Masters 1000, maior conquista de sua carreira até agora.

"Estou no meu melhor nível e posso ganhar de qualquer um", afirma Medvedev, que pode reencontrar o número 1 do mundo nas quartas no US Open. Ele já soma dois troféus no ano e é o tenista que mais venceu partidas em 2019: 44. Embalado na quadra dura, vem de três finais consecutivas, com o vice no Masters de Montreal e no Torneio de Washington.

Em Cincinnati, o russo superou o compatriota Rublev, que também brilhou na quadra dura. Foi lá que obteve a maior vitória de sua carreira, ao superar Federer nas oitavas. Aos 21 anos, é o menos experiente do grupo. Já foi 31º do mundo, agora é o 47º. Em Nova York, está no único quadrante da chave sem um integrante do Big 3, uma vantagem importante na busca pelas fases mais avançadas do torneio. Sua estreia será um dos jogos mais interessantes da primeira rodada, contra o grego Stefanos Tsitsipas, outra estrela em ascensão.

Khachanov, de 23 anos, é o russo que vem mostrando maior consistência nas últimas duas temporadas. Foi no final do ano passado que obteve seu melhor resultado. Bateu Djokovic na final em Paris e conquistou seu 1º título de Masters. É o atual 9º do mundo, mas já foi 8º. Soma quatro títulos no currículo, contra cinco de Medvedev. Rublev tem apenas um. No US Open, Khachanov poderá encarar Nadal nas quartas de final.

Será contra estes e outros rivais que Federer, Nadal e Djokovic vão brigar pelo protagonismo numa disputa cada vez mais acirrada pelo recorde de Grand Slams. O suíço lidera a lista, com 20 troféus, seguido pelo espanhol (18) e pelo sérvio (16), atual campeão em Nova York e vencedor do Aberto da Austrália e de Wimbledon neste ano. Nadal levou Roland Garros. Federer ainda não venceu um Slam em 2019.

FEMININO - A canadense Bianca Andreescu e as norte-americanas Madison Keys e Sofia Kenin podem ser as surpresas diante do time das favoritas, liderado pela japonesa Naomi Osaka, atual campeã e número 1 do mundo, pela romena Simona Halep e pela americana Serena Williams.

Entre os brasileiros, Thiago Monteiro será o único representante nas chaves de simples. Beatriz Haddad Maia tinha ranking suficiente para entrar direto, mas cumpre suspensão provisória por doping. Nas duplas, Marcelo Melo chega embalado pelo título em Winston-Salem, ao lado do polonês Lukasz Kubot. Bruno Soares joga com o croata Mate Pavic e Marcelo Demoliner forma parceria com o britânico Dominic Inglot.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;