Setecidades Titulo
Chuva provoca queda de barreira na Índio Tibiriçá
Por Angela Martins
Especial para o Diário
13/02/2006 | 07:31
Compartilhar notícia


Por volta das 10h30 de domingo uma barreira de terra deslizou sobre a rodovia Índio Tibiriçá, na altura do Km 47, em Ribeirão Pires. A encosta cedeu devido às chuvas dos últimos dias, tomou o acostamento e parte da pista na direção Leste, sentido Suzano. Não houve vítimas e nenhum automóvel foi atingido pelo deslizamento.

“A vantagem é que hoje (domingo) não tem muito trânsito. Nos dias úteis, o movimento de carros pesados, como ônibus e caminhões é 30% maior”, informou Antônio Motta, supervisor de tráfego do DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

Os trabalhos para remoção da terra foram iniciados pouco tempo após o deslizamento. Até o fim da tarde de domingo a terra seria totalmente retirada e a pista, liberada, garantiu Motta. Cerca de 20 metros da pista foram bloqueados devido ao deslizamento. A Polícia Rodoviária mandou uma equipe ao local para desviar o trânsito. Apesar de o motorista enfrentar certa lentidão no trecho atingido, não foram registrados congestionamentos no local.


Estragos – Cerca de 60 mil pessoas do Grande ABC vivem em área de risco de deslizamento de terra. O grande problema nos morros é a chuva acumulada, pois o solo fica saturado com a água. O maior risco está nas áreas de ocupação irregular, onde ligações clandestinas de água e esgoto, que sempre apresentam vazamentos, contribuem para o deterioramento do solo.

Nas últimas 72 horas, o índice acumulado de chuvas em Ribeirão Pires foi de 99,4 mm. sábado, por volta das 15h40, uma casa na rua Pedro Mosele, no Parque Aliança, foi completamente destruída pelo deslizamento de uma encosta com, aproximadamente, 30 metros de altura.

“No fim do ano passado reclamei com a Defesa Civil, por que o pessoal joga entulho no alto da encosta. Mas disseram que não tinha perigo da terra descer. Agora perdi minha casa”, conta o funileiro Antônio de Lima Ferreira Martins, 29 anos. A mãe de Martins, a aposentada Vicença Antônia Ferreira Martins, 58, teve ferimentos no pé, mas sem gravidade.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;