Setecidades Titulo
Sesc Santo André dá curso para prevenir queda de idosos
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
23/08/2011 | 07:30
Compartilhar notícia


O Serviço Social do Comércio de Santo André tem se preocupado com a situação irregular das calçadas no Grande ABC, apontada na edição de ontem do Diário. Em aventura diária pelas vias públicas, o idoso é um dos que mais sofrem ao caminhar pelas ruas dos centros urbanos e periferias das cidades. A partir desse fato, a instituição promoveu atividade intitulada Como se Prevenir de Quedas, para o pessoal da terceira idade.

Com participação de 148 pessoas, a partir de 60 anos, o curso dividiu-se em teoria e prática. "A ação foi para conscientizar o idoso sobre o problema e reforçar a necessidade de atenção para evitar a queda, principalmente por conta das irregularidades das calçadas", explicou Cláudia de Oliveira Munhoz, coordenadora do Programa da Terceira Idade do Sesc.

As aulas foram ministradas por Elaine Cristina Lial, instrutora de atividades físicas do Sesc. A questão dos passeios públicos foi assunto à parte. Não andar em calçadas com declives e prestar atenção onde pisa, além do tipo de sapato ideal para a caminhada na rua, foram pontos abordados por Elaine.

A professora, formada em Educação Física, ainda reforçou questões de direitos. "Devemos cobrar dos nossos governantes calçadas planejadas e atenção especial ao problema", exemplificou, ao acrescentar que, durante a caminhada diária do Sesc até sua casa, encontra dificuldades das mais variadas nos passeios públicos. "Com certeza, muitas quedas seriam evitadas se houvesse maior atenção por parte das administrações", opinou.

Em setembro, o tema calçadas voltará à cena e fez parte da programação especial ao Dia Internacional do Idoso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;