Política Titulo Cena Política
Tucanos tentam colher frutos de 2016
Raphael Rocha
14/08/2018 | 06:45
Compartilhar notícia


A eleição de 2016 foi um marco na história do PSDB no Grande ABC. O partido elegeu quatro prefeitos e viu seu maior rival, o PT, ter espaço amplamente reduzido na região onde o petismo surgiu, em 1980. No pleito de 2018, o tucanto tenta colher os louros das lideranças da região. Hoje, o ex-prefeito da Capital e candidato do PSDB ao governo do Estado, João Doria, participa de atividade em Santo André, que elegeu Paulo Serra (PSDB) como prefeito há dois anos – o ato será no Clube Primeiro de Maio, no Centro da cidade. No dia 2, o ex-governador e presidenciável da legenda, Geraldo Alckmin, estará em São Bernardo, que, em 2016, deu vitória a Orlando Morando (PSDB) no pleito à Prefeitura. O Grande ABC ainda elegeu José Auricchio Júnior (PSDB) em São Caetano e Gabriel Maranhão em Rio Grande da Serra, mas Maranhão foi expulso da sigla por não apoiar Doria ao Estado. 

Resposta

 Personagem da vistoria feita pela CPI da OSs (Organizações Sociais) de Saúde na Assembleia Legislativa na semana passada, no Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini, em Mauá, o ex-prefeito interino Diniz Lopes (PSB) decidiu se pronunciar. Pelas redes sociais, afirmou que foi ao complexo hospitalar como “cidadão” que se preocupa com a Saúde da cidade. “Como minha presença é questionada se havia série de fofoqueiros de rede social lá também?”, indagou Diniz. Ele sugeriu que os deputados Edmir Chedid (DEM) e Carlos Neder (PT), à frente da CPI, investigassem também dívida deixada pelo ex-prefeito Donisete Braga com a FUABC (Fundação do ABC), que administra o sistema de Saúde de Mauá, mas cometeu um deslize: falou que Donisete segue no PT, mas o ex-chefe do Executivo migrou para o Pros.

Discurso

 Vereador de Diadema, Luiz Paulo Salgado (PR) se coloca como candidato a deputado estadual na antítese do governo do prefeito Lauro Michels (PV). Porém, garante que seu discurso não será de ataques. “Do ponto de vista político, quero deixar claro que nunca tive inimigos, e não será desta vez que vou criá-los. Ao contrário. Respeito meus adversários e até desejo boa sorte, pois sei que, como eu, há muita gente bem intencionada querendo virar a página e mudar as coisas por aqui.”

No futuro, quem sabe

 Filho do prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), e candidato a deputado estadual pelo PR, Thiago Auricchio não escondeu que, no futuro, pode disputar o comando do Executivo. Mas ele prega cautela. “Gosto muito da política porque só por meio da política é possível fazer a transformação que nossa região e o País de maneira geral precisa. Deus coloca as coisas no nosso caminho. Sempre há o desejo (de ser prefeito). Mas deixo o destino nas mãos de Deus.”

Definiu, mas nem tanto

 Depois de a coluna mostrar que o presidente da Câmara de Ribeirão Pires, Rubão Fernandes (PSD), mostra indecisão a respeito de quem apoiar na eleição deste ano, ele apresentou foto ao lado do deputado federal Alex Manente (PPS), afirmando que defenderá a reeleição do popular-socialista. Para estadual, porém, nenhuma palavra. Recentemente, Rubão esteve no palanque de Chiquinho do Zaíra (Avante), de Mauá, e também apareceu em atividade de Thiago Auricchio (PR), de São Caetano, ambos candidatos a uma cadeira na Assembleia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;