Internacional Titulo
Israel: Barak muda campanha eleitoral para direita
Por Do Diário do Grande ABC
07/05/1999 | 09:49
Compartilhar notícia


O dirigente trabalhista Ehud Barak, suposto chefe do ``campo da paz' em Israel, mudou sua campanha política para a direita e acusou esta sexta-feira o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu de ter criado de fato um Estado palestino.

``Nao é nenhum segredo que o Estado palestino nao é a soluçao que Barak prefere', disse seu conselheiro político Alon Pinkas.

Barak critica Netanyahu por ter aumentado o apoio internacional à autodeterminaçao dos palestinos ao bloquear o processo de paz e perder a confiança do grande padrinho norte-americano. ``Graças a Netanyahu, o presidente palestino Yasser Arafat é atualmente o menino mimado da Casa Branca e dos dirigentes do mundo livre', afirmou o candidato trabalhista. ``A intimidade a que nós (os israelenses) estávamos acostumados com o presidente norte-americano desapareceu e foi substituída por uma forte relaçao entre Estados Unidos e Arafat', lamentou Barak.

O dirigente trabalhista, que representa a ala direita do partido, considera contudo que os eleitores do ``campo da paz' lhe darao seus votos, em detrimento de Netanyahu.

Barak tenta ainda impedir que Netanyahu o apresente como um dirigente que, uma vez eleito, multiplicará as concessoes aos árabes, especialmente sobre a questao de Jerusalém, repetindo comício após comício quatro princípios muito semelhantes aos defendidos pelo primeiro-ministro.

``Em primeiro lugar, Jerusalém deve permanecer, para sempre, uma cidade unida, sob nossa soberania. Em segundo lugar, fica totalmente descartada a hipótese de permitir o retorno dos refugiados (palestinos) às fronteiras de 1967. Em terceiro lugar, nao pode haver forças armadas (palestinas) a oeste do Jordao. E em quarto lugar, a maioria das construçoes da Judéia e Samaria devem permanecer em nossas maos', afirma o dirigente trabalhista.

Como o primeiro-ministro trabalhista assassinado, Yitzhak Rabin, a quem gosta de se comparar, Barak afirma ter convicçoes inquebrantáveis sobre o tema da segurança. ``Nao concorro com Netanyahu no campo das promessas verbais. Sou um homem de açao, na mesma linha de Yitzhak Rabin', acentuou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;