Internacional Titulo
Jovem católico é crucificado na Irlanda
Por Da AFP
02/11/2002 | 13:38
Compartilhar notícia


Um jovem católico foi hospitalizado depois de espancado e crucificado num poste por um grupo de jovens na noite de sexta-feira, num bairro de maioria protestante da zona sul de Belfast, a capital da Irlanda do Norte (Ulster), informou a polícia neste sábado.

Harry McCartan, de 23 anos, foi socorrido por bombeiros em estado de semi-inconsciência, pregado num poste de madeira, segundo a mesma fonte. O jovem também apresenta graves ferimentos nas pernas. Provavelmente, seus agressores o espancaram nas pernas com um objeto cheio de pregos, acredita a polícia.

"Seu rosto estava irreconhecível. Somente pude identificá-lo pela tatuagem no braço. Estava coberto de barro e sangrava pelos olhos e ouvidos", disse o pai da vítima, Henry McCartan, citado pela BBC.

Os médicos tentavam neste sábado de manhã salvar suas mãos, atravessadas por pregos de quinze centímetros de comprimento, segundo a BBC. Os bombeiros tiveram que cortar uma parte do poste para libertar o jovem, levado ao hospital com as mãos ainda pregadas.

"Pregaram as mãos e os pés", denunciou Patricia Lewesley, porta-voz do SDLP (partido católico moderado) no bairro de Dunmurry, palco da agressão. "Acho que há conotações sectarias atrás do gesto (...), para mim foi crucificado", acrescentou.

Harry McCartan foi agredido quando tentava roubar um carro no bairro de Seymour Hill, um enclave protestante de Dunmurry. O delegado Gerry Murray, encarregado do caso, disse que "nunca viu semelhante barbárie".

O enfrentamento entre as comunidades protestante e católica da Irlanda do Norte trascende o âmbito religioso: a primeira defende sua ligação com a Grã-Bretanha e a segunda quer a independência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;