Setecidades Titulo Em São Bernardo
Ação social realiza 3.435 atendimentos

Exames de aferição de pressão e teste de glicemia, corte de cabelo e cadastro de currículo foram alguns dos serviços oferecidos em São Bernardo

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
29/08/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 A quarta edição do Diário do Grande ABC nos Bairros deste ano, sábado, na EE Maria Pires, no Jardim Jussara, em São Bernardo, foi sucesso de público. Durante todo o dia foram realizados 3.435 atendimentos, o recorde da ação social em 2017.

Os serviços oferecidos agradaram a todos os públicos. Para crianças, teatro de fantoches, cama elástica e pula-pula. Já para jovens e adultos exames de Saúde, como aferição de pressão e teste de glicemia, e tratamentos de beleza (limpeza de pele e corte de cabelo).

Na opinião da dona de casa Raniely do Nascimento, 27 anos, a ação social foi oportunidade de fazer “um combo de pendências”, conforme ela explica. “Fizemos teste de pressão enquanto as crianças brincaram. Foi muito bom”, destaca.

Em busca do primeiro emprego, Jenifer Bizerra Machado, 19, estava ansiosa para cadastrar o currículo na Agência Escola. “Para nós, jovens sem experiência, o mercado está bem ruim. Mas não vou desistir. Vou cadastrar meu currículo para vaga de atendimento ao cliente”, destaca a jovem.

Ao todo, 153 pessoas buscaram oportunidade de emprego na agência. Na oportunidade foram ofertadas vagas de balconista de farmácia, atendente, vendedor interno, dentre outros. Moradores também puderam sanar dúvidas a respeito do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Além disso, profissionais da AES Eletropaulo realizaram palestra para falar sobre os cuidados necessários dentro de residências com fiação elétrica. “É importante para as crianças saberem disso, e também para nós. Muitas coisas que eles falaram nem tinha ciência”, relata a balconista Juliana Moura dos Santos, 36.

Para o diretor da EE Maria Pires, Carlos Alberto Gonçalves, a ação social foi um sucesso. “A nossa comunidade carece de muitas coisas. Logo que cheguei aqui na escola, no ano passado, os alunos reivindicaram a implantação do programa Escola da Família para terem onde brincar aos fins de semana. Com o Diário do Grande ABC nos Bairros, eles criaram o sentimento de acolhimento”, afirma.

Para a dona de casa Lucinda Maria de Jesus, 59, há muito tempo a comunidade não tinha presenciado um evento com tantos serviços voltados aos moradores. “Tenho certeza que o sábado das crianças, aliás, de nós todos, será diferente. Agora, a vontade é sempre recebê-los (equipe responsável pela ação) aqui para nos alegrar.”

 

Dirigente regional destaca importância do projeto

Dirigente regional de ensino de São Bernardo – que contempla também o município de São Caetano –, Vanderlete Maria Lozano Chiuffa Correra destacou a importância da presença do Diário do Grande ABC nos Bairros em escolas da região. Para ela, a ação social ajuda a fazer com que a comunidade participe de forma mais ativa das atividades acadêmicas.

“O Diário nos Bairros é um projeto fundamental. Trata-se de ação importante que nos traz aquele princípio de que a Educação é uma responsabilidade da família, do Estado e da sociedade. E o Diário, juntamente com o Programa Escola da Família, traz a sociedade e a comunidade para dentro da instituição de ensino, fazendo com que a unidade tenha pela comunidade um sentimento de pertencimento. Quando a comunidade tem esse sentimento com a escola, ela passa a depredar menos e ajudar mais.”

Segundo Vanderlete, a ação também é uma forma de a população acessar serviços básicos, como lazer, Saúde, Educação, dentre outros.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;