Economia Titulo
Grande ABC é referência na capacitação de jovens
Por Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
15/08/2007 | 07:13
Compartilhar notícia


O Grande ABC virou referência em qualificação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Terça-feira, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou o balanço de 2006 dos Consórcios Sociais da Juventude, que bateu todas as metas propostas. E a entidade da região conseguiu o dobro do resultado médio nacional.

“A criação de parcerias foi fundamental para que acontecesse a ampliação da nossa capacidade de qualificação e inserção. Agora, somos referência”, afirma Teodoro Brasilio de Lima, coordenado do Consórcio Social da Juventude do ABC, que tem como entidade âncora a CooperVolks.

No ano passado, segundo dados do Ministério, 30.520 jovens foram qualificados, dos quais 12.479 conseguiram entrar no mercado de trabalho, tudo por meio dos 23 consórcios espalhados pelo Brasil, projeto que faz parte do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego.

Com isso, a meta de 30% de inserção foi superada e ficou, em média, em 40% de colocação de novos trabalhadores em diversos setores, principalmente comércio e serviços.

No entanto, os resultados do Consórcio do Grande ABC ficaram bem acima da média nacional. Segundo Lima, no balanço apresentado na terceira versão do programa, 1.826 jovens foram capacitados e 1.519 conseguiram emprego. Isso representa um índice de inserção de 83,18%, recorde entre todas as entidades do País.

“A política que adotamos, de procurar parcerias e distribuir responsabilidades com as entidades e o empresariado foi muito importante para chegar a esse resultado”, explica o coordenador.

Atualmente, o Consórcio do Grande ABC já está na sua quarta versão, e qualificará 3 mil jovens das sete cidades até o fim do ano. A expectativa é atingir o mesmo patamar de inclusão no mercado de trabalho. O programa atende jovens de 14 a 24 anos, que nunca tenham trabalhado com carteira assinada, com estudo em andamento ou concluído e membros de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;