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Presente do Dia dos Pais varia até 100%
Por Vinicius Gorczeski
Especial para o Diário
09/08/2011 | 07:09
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Arquivo/DGABC


Apesar de os filhos e esposas festejarem a data dos pais só daqui a cinco dias, o setor se movimenta desde o fim de semana para a comemoração. Os filhos devem ficar atentos e pesquisar os preços porque a diferença, no caso de um celular, por exemplo, pode chegar a 100,4% nas grandes varejistas. A fundação Procon-SP, com abrangência estadual, levantou esses custos e deixou para o consumidor dica recorrente: garimpar cada loja para tirar menos dinheiro do bolso.

Outros produtos, tradicionais no período, como câmeras digitais e tocadores de música, têm os mesmos modelos com variação de 90% e 49,87%, respectivamente. Para a diretora do Procon de Santo André, Ana Paula Satcheki, planejar as compras evita desembolsar valor maior pelo item.

E, apesar de o Dia dos Pais não ser a menina dos olhos do comércio (fica atrás de Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças), associações comerciais estão otimistas para a data, mesmo após o mês de férias, em que as famílias costumam gastar com viagens e passeios, sobrando menos para as compras. Comerciantes preveem incrementar o caixa de 8% a 12% em média.

Reflexo da blindagem que o Grande ABC parece ter em relação à contenção de crédito, por aqui as entidades frisam que as vendas paternas seguirão como tem se verificado durante todo o ano no varejo: de vento em popa. "Elevamos nossas expectativas para 12% quando, uma semana antes, percebemos que os shoppings e lojas de rua já se preparavam com seus produtos masculinos", exemplifica o vice-presidente da Associação Comercial de São Bernardo, Valter Moura Junior.

Outro motivo que ajuda a sustentar cenário favorável para o setor - e às economias do freguês disposto a ver o sorriso do pai no domingo -, é que o valor médio dos presentes nesta data não se apresentam nos mesmos patamares do Natal e Dia das Mães: giram em torno de R$ 50 na região, segundo a Associação Comercial de Santo André. "Algumas empresas já pagaram PLR (Participação nos Lucros e Resultados) aos seus funcionários, os salários médios cresceram e liquidações de inverno ajudam a fazer compras", reforça o assessor da presidência da Acisa Nelson Pereira.

A gerente de marketing de um shopping da região Ariane Oliveira prevê aumento de 19% no público neste ano e 15% de alta no faturamento. Cenário alcançável mesmo com tíquete médio reduzido e cenário econômico menos favorável ao consumo. "Não estamos sentindo essas medidas em relação ao ano passado, que foi um boom sensacional de vendas. Neste ano está melhor ainda." Como exemplo, cita que os 2.500 brindes nas compras acima de R$ 50 estão comprometidos. Espera conseguir remessa com mais 1.000 a tempo para a data.

 

Cosméticos roubam a preferência na data

A aposta do setor para agradar aos pais nesta comemoração foge da regra eletroeletrônicos e vestuários, embora ainda tenham peso para comerciantes e diretores de shoppings da região ouvidos pela equipe do Diário. "Os homens estão mais vaidosos de uns tempos para cá. Isso reflete nas vendas de perfumes e cosméticos, que estão em alta", frisa Moura Junior, da Acisbec. Tanto que esses itens figuram no rol dos que mais enchem os olhos dos pais, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping para o segundo domingo de agosto.

Pereira, da Acisa, concorda. Ressalta as tradicionais confecções e eletroeletrônicos, mas afirma que será nos cosméticos o interesse maior dos presenteadores. "Contam com muitas ofertas", reforça.

Um dos sócios de uma franquia de loja de cosméticos em Mauá, Sidnei Matrone Junior, já verifica movimento nesse sentido. Prevê elevar seu público e faturamento em 15% sobre o ano passado. "Abrimos bem nosso mercado, agora há muitas opções em uma loja de cosméticos", sustenta, ao listar os kits que aliam gama de produtos como principais chamarizes dos filhos e esposas, que percebem cada vez mais a tendência por esse tipo de itens.

TRADICIONAIS - Já em Diadema, o forte será na cesta tradicional de presentes aos pais, entre eles, confecções e calçados. É a aposta do gerente geral do shopping Wilson Pelizaro, que espera subir em 30% o faturamento sobre 2010, ano em que algumas lojas ainda se firmavam no centro de compras, inaugurado em 2009. "Conversei muito com os lojistas e já nesse fim de semana vendeu muito tênis, roupas e artigos esportivos", diz. Atrativo comum nas datas de maior consumo, o shopping oferecerá ingresso de cinema em compras acima de R$ 120, além de exposições de carros luxuosos para manter a movimentação no local.

A pesquisa da Alshop reforça que no País a média de expansão na data será menor do que na região: 8%. De 2009 para 2010, esse valor era de 10,5%. Também em esfera nacional, o custo médio dos presentes será de R$ 90, acima dos R$ 80 de 2010. Como de praxe, compras facilitadas pelo financiamento são incentivos adicionais aos clientes.

 

Vendas na internet vão atingir cerca de R$ 625 milhões

Nas lojas virtuais, a previsão é que o Dia dos Pais movimente R$ 625 milhões, alta de 20% sobre 2010, quando somou R$ 105 milhões a menos, segundo pesquisa da e-bit. E a característica da internet, ao contrário das lojas físicas, é para itens com maior valor agregado. Eletroeletrônicos e acessórios automotivos lideram a preferência desse presenteador digital, aumentando o tíquete médio para R$ 330.

Exemplo disso surgiu com pesquisa divulgada ontem por um site de compras, que mostra que os pais preferem tablets (36%), smartphones (13,2%) e netbooks (7,4%). Somam o gosto de seis em cada 10 homens ouvidos.

Mas nada substitui a relação pai e filho. Isso porque 45,8% dos 100 homens entrevistados contam que a melhor forma de comemorar a data no próximo domingo é na companhia dos parentes queridos. Passear com os filhos é a alegria de 29% dos pais.

DICAS - Salvo o contato fraterno, qualquer presente aos pais deve ser comprado com atenção para não estragar a data. Transtorno que ocorre no atraso de entrega dos produtos, itens recebidos que não foram os adquiridos, além de defeitos ocultos, que só aparecem quando o pai já usou o presente e cujo Código de Defesa do Consumidor assegura a troca. Ana Paula, do Procon de Santo André, orienta que o presenteador guarde notas fiscais, cheque garantias e seja atento aos chamarizes dos fabricantes e lojistas.




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