Setecidades Titulo
Obra interdita 7 km
da Av.dos Estados
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
26/08/2011 | 07:03
Compartilhar notícia


A obra particular para a construção de um aquaduto na Avenida dos Estados - no sentido São Paulo - vai atormentar os motoristas pelo menos até janeiro, novo prazo dado pela empresa responsável para conclusão dos trabalhos. O trajeto em direção a São Paulo já era complicado, mas ficou pior porque agora o motorista encontra aproximadamente sete quilômetros de interdições ao longo da via, sobretudo no trecho de Santo André, além de buracos e desníveis.

A situação é contrária ao prometido no início dos trabalhos, quando a Aquapolo Ambiental informou que interditaria, no máximo, dois quilômetros de cada vez para não prejudicar o trânsito.

Na pista que leva à Capital existem dois canteiros de obras do lado esquerdo, que provocam a interdição de duas faixas de rolamento - a metade da via. Um, com aproximadamente um quilômetro, tem início perto da divisa de Santo André com Mauá. O segundo vai das proximidades do cruzamento com a Avenida André Ramalho até o bairro de Utinga e tem cerca de seis quilômetros. Nos dois segmentos só é liberada a passagem onde há cruzamentos.

A justificativa da Aquapolo para interditar trecho maior do que o prometido é que, após estudos técnicos, chegou-se à conclusão de que bloqueios pequenos prejudicariam ainda mais o fluxo, pois causariam "efeito funil". "Por outro lado, ao fazer somente uma grande intervenção, o resultado é apenas um afunilamento", explica a empresa.

Em junho, a Aquapolo informou ao Diário que as intervenções seriam finalizadas até o fim deste mês, mas o prazo foi adiado mais uma vez. Agora, a empresa promete encerrar os trabalhos em toda a via somente em janeiro. Inicialmente, a previsão era de que todo o serviço fosse executado em seis meses. Como as obras começaram em outubro, deveriam ter sido entregues em abril.

Como primeira justificativa para o atraso, a empresa culpou a chuva. Agora, a alegação é que, durante as escavações, foram encontradas "dificuldades imprevistas" no subsolo. A companhia não detalhou os problemas.

TRANSTORNOS
Com duas faixas a menos, motoristas sofrem diariamente para chegar ao Centro de Santo André ou a outros municípios, como São Caetano e Capital. "Isso aqui está uma porcaria. Quando vou a São Paulo de manhã, demoro até duas horas", relata o motorista de frota Guilherme Batista, 54 anos. Para fugir da via, o perueiro Benjamin Seniber, 63, utiliza a também problemática Avenida Industrial. "Isso aqui (Avenida dos Estados) ainda vai demorar para ficar bom", lamenta. 

OBRA
Os dutos construídos pela Aquapolo levarão água de reúso da Estação de Tratamento de Esgoto, na divisa de São Caetano com São Paulo, até o Polo Petroquímico de Capuava, entre Santo André e Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;