Economia Titulo Banco Central
Grupo conclui análise sobre cartões

Medidas serão enviadas ao governo; objetivo é dar mais transparência ao setor e competitividade ao mercado

02/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O BC (Banco Central) anunciou ontem que o grupo responsável pela análise do setor de cartões de crédito concluiu estudo e vai encaminhar ao governo medidas para dar mais competitividade ao mercado. Entre as propostas está o fim da exclusividade na atividade de credenciamento feita pelas bandeiras junto ao comércio e o compartilhamento das redes de captura de dados e das máquinas de leitura de cartão.

Em nota, o BC diz que sugere ainda que haja "neutralidade nas atividades de compensação e liquidação", além de "fortalecimento de esquemas nacionais de cartões de débito e transparência na definição da tarifa de intercâmbio".

Segundo a instituição, o cronograma de implementação das medidas será definido pelo governo. Mas o BC afirma que o grupo discute outras medidas que serão submetidas às autoridades e poderão ser colocadas em prática futuramente.

"O compromisso dos órgãos reguladores é com a adoção de medidas que aumentem a concorrência e transparência, melhorem a governança e segregação de informações e tornem a indústria de cartões de pagamento mais eficiente, sem afetar as condições de bom funcionamento do setor."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;