Setecidades Titulo Desafio
Maus hábitos trazem vários riscos à saúde

Estudantes criticam má alimentação, sedentarismo e excesso de videogame em redações

Por Renata Rocha
Especial para o Diário
10/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Ficar horas em frente ao computador, videogame, celular e outros aparelhos eletrônicos não traz qualidade de vida, na opinião dos alunos que participaram do Desafio de Redação ontem, em Santo André. Com o tema Qualidade de vida hoje. Saúde no futuro, jovens criticam a má alimentação e consumo de produtos industrializados, além da falta de exercícios físicos.

Para a estudante Yasmim Júlia Sodré de Almeida, 14 anos, do 9º ano da EE Professor Gabriel Gonçalves, no bairro Camilópolis, é preciso conscientização. “As pessoas não sabem comer moderadamente. Hoje em dia estão ficando mais doentes, viciando a mente e o corpo com ações ruins. Ao invés de garantir o bem-estar, a tecnologia está sendo usada para coisas que não melhoram a qualidade de vida.”

O aluno do 8º ano Myqueias Cavalcante de Lima, 13, lembra que hoje as pessoas preferem comer produtos industrializados e fáceis de fazer para poupar tempo. “Além disso, as pessoas estão muito sedentárias, com preguiça. A prática de esportes traz saúde.”

Já para os estudantes da EE Professora Cristina Fittipaldi, os jovens precisam de mais educação para melhorar a qualidade de vida. Como em outras escolas, a responsabilidade na hora de ir à urna é cobrada nas redações e a opinião é praticamente unânime; a Saúde pública está em péssimas condições.

“Mas é bater na mesma tecla falar só da Saúde pública. Todos sabemos que ela está ruim, mas poucos falam em como melhorá-la. A resposta é a educação. Quanto mais os alunos estiverem preparados para serem bons profissionais, bons cidadãos, melhor vai ser nossa qualidade de vida no futuro”, disse o aluno do 7º ano Jonatas Cabello de Lima, 13.

Para preparar os estudantes, a escola oferece atividades como aulas de danças, astronomia, filmes e cinema, jogos pedagógicos, paisagismo, entre outras, chamadas de aulas eletivas. “Os alunos escolhem o que querem fazer. Do começo do ano até agora observamos mudança significativa nos jovens. Esse é o primeiro passo para as escolhas que farão no futuro”, disse a coordenadora da área de linguagens Rosângela Aparecida da Silva.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e tem apoio da Ecovias, Hospital Brasil e Positivo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;