Memória Titulo Memória
Atiradores em 1964

Esta 3ª Semana São Bernardo recorre uma vez mais ao acervo de Izidio Demarchi

Ademir Medici
10/09/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Esta 3ª Semana São Bernardo recorre uma vez mais ao acervo de Izidio Demarchi para focalizar imagens do bairro Demarchi, da antiga Linha Galvão Bueno. Havia um campo de futebol – o do Florestal – em plena Avenida Maria Servidei Demarchi, hoje espaço incluído na rota do frango com polenta. E havia a Indústria e Comércio de Bebidas Alegre Ltda, pertencente aos irmãos Primo, Caetano, Alcides e Izidio Demarchi, filhos de Vitório Demarchi e Antonia Battistin Demarchi.

Em 1964, quando serviu o TG, Izidio dirigia o caminhão Chevrolet 1951 da família no transporte de colegas ao estande de tiros do bairro Assunção.

Já o campo do Florestal, eventualmente, era utilizado para ensaios de ordem unida das tropas, com vistas aos desfiles cívicos daquele momento crucial da vida brasileira, no início do período militar e de fechamento político.

EM DEFESA DO ARQUIVO PÚBLICO – 24

A gestão documental, o arquivo e o acesso à informação

Depoimento: Izaias José de Santana, coordenador do Arquivo Público do Estado

É preciso reunir o gestor e o administrador públicos com os profissionais da área de tecnologia da informação para se ter equipe multidisciplinar capaz de pensar e elaborar uma política de gestão documental atrelada ao arquivo e ao terceiro eixo, que é o acesso à informação.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo já produziu todos os documentos técnicos necessários, todos os manuais. Agora iniciará um processo de ampliação disso, de difusão. Daí a campanha nacional de apoio ao fortalecimento dos arquivos municipais, que tem à frente o Arquivo Nacional e que envolve os arquivos estaduais – cf. publicado aqui em Memória na edição de 17 de agosto.

Amanhã, a 25ª aula

Final: os desafios

Diário há 30 anos

Domingo, 9 de setembro de 1984 – ano 27, nº 5618

Religiosidade – Padre Walter Seidl, da Paróquia Bom Pastor, em Santo André, redige manifesto em defesa da Teologia da Libertação, questionando a Igreja institucional. A Diocese se pronunciaria no dia seguinte dizendo que aquela posição não era a da Igreja.

Trabalho – Empregados têm ideias premiadas.

Eletricidade – Dia a dia maior número de empresas da região têm optado em favor da energia elétrica para alimentação de fornos e caldeiras.

Táxis – Motoristas queixam-se dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis.

Em 10 de setembro de...

1914 – Primeira Guerra Mundial. Manchete do Estadão: a continuidade da grande batalha de Paris a Verdun (cidade ao Nordeste da França); a tomada de Nikolaiken pelos russos.

1964 – Tem início em Santo André a obra do Centro de Assistência à Infância, futura Faisa.

1969 – Começa a ocupação do Paço de São Bernardo. Os primeiros setores começam a funcionar no edifício, entre os quais a Divisão de Obras. Construído pela administração do prefeito Hygino de Lima (1964-1969), o primeiro prefeito a ocupar o Paço foi Aldino Pinotti (1969-1973), adversário do antecessor. Daí porque nenhuma placa foi posta no Paço em alusão ao governo Hygino, nem mesmo organizada uma festa de inauguração.

1974 – Presidente Geisel apresenta o segundo PND (Plano Nacional de Desenvolvimento).

Hoje

- Dia da Imprensa ou Dia Nacional do Jornalismo

- Dia Mundial de Prevenção do Suicídio

Santos do dia

- São Nicolau Tolentino (1245-1305). Pertenceu à Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho e morreu na Itália.

- Cândida Menor

- Jader

- Sóstenes

CORREÇÃO – O dia de Santa Adélia, ou Adele de Pfalzel, é celebrado em dezembro, em duas datas: 18 e 24, conforme o portal Paulinas.

Quem acompanha Memória mais atentamente, como o nosso editor-chefe, Evaldo Novelini, que é natural do município de Santa Adélia, observou que citamos o Dia da Santa Adélia em 8 de setembro. Há uma explicação. No 8 de setembro celebra-se a Natividade de Nossa Senhora, que é a festa do seu nascimento. A data é celebrada nove meses depois de se comemorar a Imaculada Conceição da Virgem. No Oriente, a celebração vem do início do cristianismo; e, no Ocidente, desde o século 7.

Por conta disso, celebram-se em 8 de setembro as Senhoras da Boa Morte, da Boa Viagem, da Consolação, da Esperança, da Glória, da Guia, da Luz, da Paz, da Penha, da Saúde, da Vitória, do Bom Despacho, do Livramento, do Monte Serrat, dos Navegantes, dos Prazeres, dos Remédios e de outras santas, inclusive Adélia, todos títulos unos da Mãe de Jesus e cada uma com data específica no calendário litúrgico.

A Paróquia Santíssima Virgem, do Jardim do Mar, em São Bernardo, preserva imenso painel, que ocupa quase toda uma parede, com as imagens dos vários títulos de Nossa Senhora e um breve histórico de cada um, conforme Memória focalizou, cotidianamente, tempos atrás.

Município Paulista

- Sud Mennucci. Elevado a município em 1959, quando se separa de Pereira Barreto.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;