Internacional Titulo Direitos Humanos
Câmara dos EUA aprova sanções contra Venezuela
Por
29/05/2014 | 00:35
Compartilhar notícia


A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei para impor sanções contra funcionários venezuelanos acusados de violar direitos humanos.

"O povo venezuelano nos pediu ajuda. Hoje respondemos esse chamado condenando as ações do regime de Nicolás Maduro e mostrando nosso apoio ao povo venezuelano, que busca liberdade, direitos humanos e justiça", disse a republicana Ileana Ros-Lehtinen, congressista da Flórida e autora do projeto.

A única intervenção contrária foi da democrata Gregory Meeks, de Nova York. Ela argumentou que decisões unilaterais dos EUA não são a resposta e que a Câmara não deveria tomar decisões baseadas em emoções.

O projeto de lei prevê que o governo de Barack Obama compile uma lista de funcionários do governo da Venezuela que violaram os direitos humanos. O texto defende que eles tenham os ativos congelados e sejam proibidos de entrar em território norte-americano.

Um painel do Senado aprovou um projeto similar, mas a maioria democrata não disse se planeja colocar o texto em votação. Se esse projeto for aprovado, então a liderança republicana da Câmara e a liderança democrata do Senado devem produzir uma versão única para enviar a Obama.

Anteontem, Maduro disse em Caracas que "qualquer lei que for aprovada no congresso dos EUA para sancionar a Venezuela é espúria, não a reconhecemos, a rechaçamos e a enfrentaremos". Fonte: Associated Press.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;