Internacional Titulo
Consumo de carne e ovos não representa risco de gripe aviária
Da AFP
26/10/2005 | 10:55
Compartilhar notícia


A Comissão Européia afirmou nesta quarta-feira que o consumo de carne de aves e de ovos não representa um risco de contrair a gripe aviária na UE (União Européia).

"Em termos de gripe aviária, não consideramos que exista um risco de contágio através do consumo de ovos crus", afirmou Philip Tod, porta-voz do comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou.

"Não temos o vírus da gripe aviária nas aves de criação que são comercializadas na UE, e acreditamos que a carne de ave e os ovos, especialmente quando bem cozidos, não representam nenhum problema para a saúde humana", disse.

"Não se pode descartar o risco de intoxicação alimentar no caso de ingestão de ovos crus, mas este risco não é maior do que há seis meses ou um ano. E de qualquer forma, não está vinculado à gripe aviária", acrescentou.

O porta-voz afirmou que a EFSA (Autoridade de Segurança Alimentar Européia), com sede na Itália, fará recomendações públicas de higiene nesta quarta-feira para os consumidores europeus, e insistiu na importância de cozinhar bem a carne e evitar a ingestão de ovos crus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;