Política Titulo
Ivete e Siraque disputarão o 2º turno
Leandro Laranjeira
Do Diário do Grande ABC
12/11/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


A vice-prefeita Ivete Garcia e o deputado estadual Vanderlei Siraque disputarão, no próximo dia 25, o segundo turno da prévia petista que decidirá o candidato do partido à sucessão do prefeito de Santo André, João Avamileno.

O principal responsável pelo resultado – que registrou vitória apertada de Ivete, por apenas sete votos – foi o ex-vereador e pré-candidato Ivo Martim. A votação total dele (65 votos) foi superior à diferença entre Ivete e Siraque.

Após apuração das nove urnas, no início da noite de ontem, a vice-prefeita obteve 1.076 dos 2.227 votos dos filiados, enquanto Siraque somou 1.069. Foram registrados ainda 13 votos nulos e quatro brancos.

Apesar de empolgada com a vitória conquistada de virada – apenas na contagem da última urna – e e acreditando que terá o apoio de Ivo no segundo turno, Ivete preferiu não comemorar antecipadamente. “Não posso me considerar candidata a prefeita. Tenho os pés no chão e sei que no segundo turno começa tudo novamente. É outra eleição”, afirmou.

Ivete disse que hoje iniciará as negociações com Ivo. “Somos companheiros de longa data. Tentarei trazê-lo para a minha campanha”, ressaltou ela, logo após receber um abraço do ex-vereador e desmentir que já esteja acertada com o ex-vereador. “Ele apenas está me parabenizando pela vitória”, justificou.

Siraque, que não acompanhou a apuração dos votos na Câmara Municipal, onde ocorreu a eleição, não foi localizado para comentar a derrota. Logo após a divulgação do resultado, ele fez uma rápida reunião com assessores e com a equipe de campanha em seu escritório político e não quis falar com a reportagem do Diário.

Equilíbrio - Nem os petistas mais experientes acreditavam em uma disputa tão acirrada. Desde o início do dia, os militantes brigavam por cada espaço na entrada da Câmara. E, conforme previsto pela direção do partido, nenhum incidente grave foi registrado durante a prévia, realizada das 9h às 17h.

Apenas um fato isolado, já no final da tarde, quase colocou fim ao clima amistoso que prevaleceu durante a prévia. Alguns militantes de Siraque iniciaram o coro “Não ao mensalão”. O ex-deputado federal Luiz Carlos da Silva, o Professor Luizinho, apoiador da candidatura de Ivete, não teria gostado da suposta provocação e foi tirar satisfações. Mas foi prontamente contido pelo prefeito João Avamileno e pelo próprio Siraque.

Na seqüência, para restabelecer a ordem, os três pré-candidatos, juntamente com Avamileno, demonstraram união e fizeram os militantes de ambos os lados gritarem a uma só voz: “PT, unido, jamais será vencido” e “Partido, partido é dos trabalhadores”.

Luizinho explicou depois não ter ficado ofendido. “Fui conversar com eles para evitar confusão e pedir para que o clima de paz fosse mantido.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;