Economia Titulo
PT defende que Tesouro pague correçao do FGTS
Do Diário do Grande ABC
09/11/2000 | 09:23
Compartilhar notícia


O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu nesta quarta-feira que os recursos da correçao monetária do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) referentes aos planos Verao e Collor I saiam do Tesouro e nao do próprio fundo, como deseja o governo federal. Segundo Lula, o dinheiro deve sair de quem se beneficiou com o nao depósito do FGTS na época e nao do rendimento dos próprios trabalhadores.

"Quando o dinheiro nao foi depositado, alguém ficou com ele, e sao esses beneficiários que devem devolvê-lo agora: os empresários ou o Tesouro. Os trabalhadores tem que exigir que o Tesouro pague a correçao. As vítimas é que nao podem pagar pela irresponsabilidade do governo da época", afirmou Lula em entrevista à rádio CBN.

O dirigente também afirmou que nao acredita na justificativa de que o governo nao tem dinheiro para pagar a correçao. "O governo tem dinheiro para emprestar ao BNDES para multinacionais comprarem nossas estatais, o governo gastou R$ 5 bilhoes para o saneamento do Banestado, paga os juros das dívidas interna e externa. Só na hora de pagar os trabalhadores, o governo nao tem dinheiro. Eu acho que o governo tem a obrigaçao de pagar esse dinheiro. Se nao puder pagar de uma vez, que faça uma negociaçao", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;