Memória Titulo
Santo André Norte: o Rotary escreve esta história

O Rotary Clube Santo André Norte – que ontem festejou seu cinquentenário de fundação com o lançamento de livro alusivo à data...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/05/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


O Rotary Clube Santo André Norte - que ontem festejou seu cinquentenário de fundação com o lançamento de livro alusivo à data - prossegue na missão de decifrar mais informações sobre sua identidade e história, em especial dos períodos iniciais. A foto do 10º aniversário, por exemplo, que publicamos hoje, traz vários personagens do início do clube, mas apenas dois foram identificados pelos dirigentes atuais. É importante que os demais fotografados também tenham seus nomes conhecidos.

Do mais, é uma alegria observar o esforço dos rotarianos em prol da sua história e memória. Aplausos ao presidente atual, Vanderlei A. Retondo, e ao secretário Jorge Rubertone, que nos forneceu as imagens de hoje.

AMANHÃ NA COLUNA

Um outro Rotary está celebrando seu Jubileu de Ouro (1959-2009): o de Ribeirão Pires.

Dom Jorge

Participe do Simpósio de História da Igreja no Grande ABC. Tema: Dom Jorge Marcos de Oliveira, idealismo, liderança e ação. Objetivo: registrar os 20 anos da data de falecimento do primeiro bispo diocesano do Grande ABC. Quando: de 26 a 29. Local: salão da Catedral do Carmo. Endereço: Praça do Carmo, 36, Santo André. Informações: 4438-2077.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 6 de maio de 1979

Comportamento - Política, sexo, casamento, adultério, drogas e homossexualismo foram alguns dos itens abordados em pesquisa realizada pelo Diário em Santo André. O repórter Cloves Geraldo apurou que 65% dos entrevistados aprovavam o casamento; de outro lado, o adultério obteve 36,5% de aprovação, contra 48,75% que se posicionaram contrários a ele.

Imprensa - Diário se situava entre grandes editoras do País. Além de editar o jornal propriamente dito, ampliava os serviços a terceiros, com a edição de jornais e revistas para órgãos como o BCN e Acisa.

Trabalho - Marco Antonio Rosa comparava o salário mínimo de 1979 com o de 1938, quando da sua criação pelo Estado Novo de Getúlio Vargas via decreto-lei 399, de 30 de abril. Quando estava para ser criado o salário mínimo, empresários, reunidos na Fiesp, fizeram críticas ao projeto e ameaçaram demitir trabalhadores.

Política - Aleksandar Jovanovic entrevistava o ex-deputado federal Arnaldo Cerdeira, cassado em 1969 quando disputava a presidência da Arena em São Paulo: "Regime pode endurecer novamente", opinava Cerdeira.

Santo André - Prefeito Lincoln Grillo enviava projeto de lei à Câmara Municipal criando o Serviço de Publicação Oficial: estava nascendo o Santo André em Notícias.

Cinema - Rafael Guelta entrevista João Batista de Andrade: uma página de revelações, ilustradas por cenas de Doramundo, rodado em Paranapiacaba. "(...) o sistema não compra o filme político. A Embrafilme, por exemplo, mereceria questionamento profundo".

Ribeirão Pires - Guelta escreve sobre Pilar Velho, "história e tradição de uma festa popular". Entrevista Aida Arnoni Bressan e Valentino Redivo, o Tatu, expoentes da história de Ribeirão Pires.

EM 7 DE MAIO DE...

1935 - Fundada a Cooperativa Mizuho (‘Abundância'), em São Bernardo, obra da comunidade japonesa.

HOJE

Dia do Oftalmologista e Dia do Silêncio.

SANTOS DO DIA

Augusto, Flávia Domitila, Gisela e Juvenal.

Crônica do Guido

Texto: Guido Fidelis

 "Magia. Brincar de malabares com as estrelas, esconder o sol na cartola da noite e fazê-lo reaparecer estendendo raios luminosos para abraçar o dia que se ergue preguiçoso. Sonhar que participa da dança da natureza bailando com as flores num jardim encantado. E despertar para a realidade disposto a viver a vida intensamente, com alegria e vontade de produzir para construir um novo mundo, muito melhor para todos."

ALMANAQUE

José Mendes Botelho

Nascimento: Brasília de Minas (MG), 7 de maio de 1942.

Vereador: 1977 a 1983.

Deputado federal: 1983 a 1994.

Partidos: MDB , PT, PTB e PP.

Falecimento: São Paulo, 6 de março de 2001.

Tornou-se o personagem central de um dos acontecimentos políticos mais importantes da Câmara: o seu afastamento por 90 dias, acusado de falta de decoro, e a sua absolvição, em sessão histórica terminada nos primeiros minutos de 14 de agosto de 1979 e que foi manchete na imprensa. Engenheiro mecânico, professor e ferroviário, presidiu por 18 anos o Sindicato dos Ferroviários de São Paulo.

Fonte: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;