Internacional Titulo
Kofi Annan quer que a ONU tenha um papel claro no Iraque
Por Da AFP
06/09/2003 | 15:23
Compartilhar notícia


O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, falou neste sábado sobre a necessidade de que a ONU tenha um papel muito claro no Iraque, no momento em que o Conselho de Segurança começa a debater um projeto de resolução americano que busca o aumento da ajuda internacional.

É preciso ter "uma definição muito clara do papel da ONU. O mandato deve ser preciso e realizável", destacou Annan em entrevista à rede de televisão CNN. "Acho que é possível ter uma resolução de compromisso", continuou.

Fazendo alusão à próxima assembléia-geral da ONU, a ser realizada este mês em Nova York, Annan disse que espera poder se reunir em breve com os ministros das Relações Exteriores dos 15 países-membros do Conselho de Segurança "para estudar uma posição comum e a forma de ir adiante".

Segundo o secretário-geral, a comunidade internacional enfrenta agora as maiores dificuldades no Iraque que poderia enfrentar. "Devemos deixar o debate sobre as divisões e as razões da guerra aos historiadores e aos especialistas em política e nos concentrarmos no que podemos fazer para o povo iraquiano e ajudar a estabilizar o Iraque", destacou Annan.

Segundo pesquisa da Time-CNN divulgada neste sábado, uma clara maioria dos americanos apoiaria um papel mais importante para a Onu no Iraque.

Cinqüenta e nove por cento dos entrevistados estaria de acordo em que as Nações Unidas ou outros países participassem da tomada de decisões sobre o Iraque se enviassem tropas a este país contra 34% que não querem que os Estados Unidos compartilhem a responsabilidade da reconstrução do Iraque com outros países.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;