Nacional Titulo
Estudantes desocupam reitoria da UFPE
Da Agência Brasil
15/11/2007 | 13:33
Compartilhar notícia


Estudantes de diversos cursos de graduação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), que ocupavam há 20 dias o prédio da reitoria, impedindo inclusive o acesso de funcionários ao trabalho, deixaram espontaneamente as dependências da instituição no final da tarde desta quarta-feira.

A administração da universidade já tinha obtido na Justiça o direito de reintegração de posse do prédio, mas a ação de desocupação, que deveria ter sido executada pela Polícia Federal, não precisou ser realizada.

O movimento foi deflagrado em protesto contra a implantação do Reuni, Programa de Apoio à Reestruturação e Expansão das Universidades Públicas, que prevê a ampliação do número de vagas e criação de cursos com investimentos do governo federal.

Segundo uma líder estudantil, que participou da ocupação da reitoria e pediu para não ser identificada, a decisão de deixar o prédio foi tomada diante da falta de avanço na pauta de reivindicações apresentada ao reitor Amaro Lins, que incluía a ampliação das discussões sobre os benefícios do projeto com a comunidade acadêmica. “Nós nos retiramos conscientes de que as assembléias e a mobilização irão continuar no campus”.

O reitor, Amaro Lins, afirmou que os servidores da instituição estão trabalhando em horário ampliado. "É para pagar as bolsas aos alunos carentes, residentes na Casa do Estudante. Além deles, já estamos garantindo também o pagamento, na próxima terça-feira, das bolsas aos estudantes de pós graduação”.

Lins destacou que ainda serão contabilizados os prejuízos causados com a ocupação e negociados com os Ministérios da Educação e do Planejamento os prazos para execução de projetos resultantes de convênios.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;