Turismo Titulo
Formosa atrai esportistas e pesquisadores para GO
Heloísa Cestari
Especial para o Diário
18/10/2000 | 14:39
Compartilhar notícia


Localizada a 90 km de Brasília, a cidade de Formosa, em Goiás, dispoe de tudo o que o ecoturista pode querer para ter aventura em contato com a natureza: altíssimas quedas d'água, grutas, lagoas, buracos, abismos e o Vale do Parana, considerado pelos esportistas como o melhor local de vôo livre do Brasil. Todos os anos, em meados de agosto, o vale torna-se sede da segunda Etapa do Campeonato Brasileiro de Vôo Livre, graças às condiçoes naturais propícias ao esporte, como altitude, temperatura, ventos e nuvens.

Para o esportista que quiser alçar vôos ainda mais altos, a cidade também conta com o Clube de Pára-quedismo Velocidade Máxima. Fundada em agosto de 1998, a entidade nao possui fins lucrativos e tem como finalidade a formaçao de alunos e a divulgaçao do esporte na regiao. Os saltos sao realizados na Estância Riacho Doce e recebem o apoio logístico da Federaçao de Pára-quedismo do Distrito Federal.

Mas o turista que prefere a prática de esportes aquáticos também tem vários motivos para visitar Formosa. Intitulada pelo poeta goiano Leo Lince como sendo o Berço das Aguas do Brasil, a cidade abriga as nascentes das três principais bacias hidrográficas do país: Amazônica, do Prata e do Sao Francisco. Além disso, o município contém vários outros ribeiroes e quedas d'água que fazem jus à homenagem do poeta.

Na Lagoa Feia - a maior da regiao Centro-Oeste, com 8 km de extensao e 60 m de profundidade -, o esportista encontra espaço disponível para a prática de jet ski, pescaria, canoagem e até passeios de lancha.

A 34 km do Centro de Formosa, seguindo pela rodovia GO-116, o turista se depara com uma das maiores belezas naturais do continente, o Salto do Itiquira. Considerada a mais alta da América Latina, com 168 m de queda e cerca de 15 m de largura, a cachoeira possui água cristalina, de alta pureza, e oferece ao visitante várias outras opçoes de lazer, como trilhas ecológicas, locais para banhos e descanso, chalés, camping, restaurantes e sanitários.

Ainda na exótica paisagem de Itiquira estao a cachoeira do Túnel, o Poço Grande, a cascata de Lourdes, o Grotao, o Salto da Felicidade e o Poço da Tranqüilidade, com 36 nascentes de água mineral.

História - Cidade histórica de grande importância, Formosa tem sua herança cultural encravada nos casaroes coloniais e nas construçoes religiosas, como a Catedral de Nossa Senhora da Imaculada Conceiçao. Para resgatar um pouco dessa memória, a Prefeitura da cidade construiu o Museu de Couros, com máquinas, objetos e livros antigos.

A cultura do povo formosense também é preservada pela festas tradicionais da cidade. O maior evento popular de Formosa é a Exposiçao de Agropecuária, a Expoagro, realizada há 50 anos. Ela acontece anualmente, entre o fim do mês de julho e o início do mês de agosto, no Parque de Exposiçoes da cidade. Ali sao realizados rodeios, competiçoes, palestras, leiloes e grandes shows artísticos.

Em maio, a populaçao mostra o seu lado religioso com a Folia do Divino Espírito Santo. No último dia da festa, os devotos caminham pelas ruas da cidade empunhando bandeiras do Divino Espírito Santo e pedindo donativos para a Igreja Católica, que os revertem em açoes de caridade.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;