Esportes Titulo
Sem ‘estrelas’, Regional de judô vai definir seleção
Por Kati Dias
Do Diário do Grande ABC
14/05/2005 | 15:17
Compartilhar notícia


O ginásio Mané Garrincha (rua Cariris, 195, Piraporinha, Diadema) será palco neste sábado (9h) do Torneio Regional de Judô. A competição vai definir a seleção do Grande ABC, que disputará o Campeonato Estadual do Interior, no próximo fim de semana. A meta é chegar ao Campeonato Paulista, porém, a competição não vai contar com os principais judocas da região como Carlos Honorato e Thiago Camilo (ambos prata na Olimpíada de Sydney-2000), da AD São Caetano. Estes atletas, assim como Edinanci Silva e Mário Sabino (também de São Caetano), estão previamente classificados para o Paulista. Outra ausência na competição será da peso pesado Aline Puglia. Diferentemente dos colegas de Seleção Brasileira, a judoca terá de buscar uma vaga no Paulista na próxima semana. Serão 300 atletas de 20 clubes, divididos na infanto-juvenil, pré-juvenil, juvenil, júnior e sênior (masculino e feminino). Nas categorias ainda existem oito divisões de peso. O Paulista Sênior será realizado em São Bernardo, no dia 10 de setembro, no Poliesportivo.

Embora não conte com os judocas da Seleção Brasileira, a competição terá atletas considerados o futuro da modalidade, como Walter Costa e Roberta Bittencourt, de São Caetano. Os lutadores fazem parte da seleção sub-25 que defenderá o Brasil no Pan-Americano Sênior na semana que vem, em Porto Rico. Outros dois representantes do Grande ABC na equipe brasileira são Maria Suelen Althman (que também está garantida no Paulista) e Thiago Camilo. "Tradicionalmente, o Regional de Judô revela novos talentos da modalidade", explicou o delegado regional William Freitas, responsável pela organização da competição.

Uma das promessas é o ligeiro Luiz Revite, do Mesc/ São Bernardo. O judoca, 18 anos, é o atual campeão dos Jogos Abertos do Interior em sua categoria. O técnico do Mesc, Alessandro Puglia, também aposta que o pupilo seguirá os passos de sua sobrinha Aline. "O Luiz está treinando com a seleção júnior para o próximo mundial", afirmou Puglia.

Forças – Apesar do evento contar com 20 clubes, a força do judô da região está concentrada em nove instituições: Mesc/ São Bernardo, Volkswagen, Judô Gulo, em São Bernardo; 1º de Maio e EC Santo André, em Santo André; AD São Caetano e Tamoyo, em São Caetano; Grêmio Mauaense, de Mauá; e o Ribeirão Pires FC, de Ribeirão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;