Memória Titulo
São Caetano monta o seu quebra-cabeça

Chegam as primeiras identificações das fotos até então não identificadas expostas pela Fundação Pró-Memória. O povo ajuda neste...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
03/10/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Chegam as primeiras identificações das fotos até então não identificadas expostas pela Fundação Pró-Memória. O povo ajuda neste verdadeiro quebra-cabeça. As imagens estão expostas no Parque Chico Mendes. Algumas delas já foram mostradas aqui em Memória.

Jornalista e radialista Oswaldo Lavrado confirma uma suposição: a da primeira construção no parque da Vila São José, que é o seu bairro da meninice e juventude.

Lavrado: "É mesmo o Bosque da Vila São José. A foto mostra o prédio onde funcionava a casa de máquinas da fonte luminosa que havia em frente. O então bosque, anos 1960, ocupava o espaço compreendido entre a Estrada das Lágrimas, Rua Matilde e o Estádio Natale Cavalheiro, do São José FC, do qual fui presidente. À época eu residia na Rua Matilde, esquina com a Estrada das Lágrimas, lado oposto do bosque".

Uma segunda imagem identificada é a da Galeria São Caetano, que liga a Avenida Conde Francisco Matarazzo à Rua Heloísa Pamplona. A galeria foi inaugurada na década de 1960. Dez anos depois estava em ruína. Servia até de abrigos para mendigos, conforme reportagem do Diário publicada em 19 de setembro de 1979.

O projeto original previa 49 lojas no andar inferior, 21 salas no 2º andar, 30 apartamentos, um cinema e garagem coletiva para 100 automóveis.

As obras foram interrompidas no 2º andar e suas salas alugadas e subalugadas. Em 1979 abrigava 60 famílias com mais de 100 pessoas, uma tenda de umbanda, cachorros e gatos.

SERVIÇO - Exposição Restaurando o Passado. De terça-feira a domingo, das 9h às 18h, no salão de exposições do Espaço Verde Chico Mendes. Endereço: Rua Fernando Simonsen, 566. bairro Cerâmica, São Caetano. Informações: 4223-4780; centrodigital@fpm.org.br.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7) - Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740) - Quinta Avenida. Hoje: big band do trompetista Ray Anthony, The Platters, Billy Eckstine, Dianne Reeves, Bobby Darin, Sophie Milman, Tony Bennett, Cléo Laine e Frank Sinatra; amanhã: a música de Johnny Mercer. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h.

Eldorado AM (700) - Brasil em Todos os Tempos. A música no Brasil: 1) MPB agora é matéria na rede estadual de ensino do Rio de Janeiro; 2) sobrevive a música regional; 3) os trios elétricos do Nordeste nasceram das guitarras da dupla Dodô e Osmar, seus inventores; 4) o funk é agora movimento musical e cultural no Rio; 5) como resgatar Carinhoso, de Pixinguinha e João de Barro; 6) um papo com Ricardo Cravo Albim; ele preside um instituto de estudos da música. Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br.

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. A história do gaúcho João Goulart, presidente da República cassado no Brasil pelos militares em 1964. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570) - Viagem no Tempo. Tim Maia, Primavera (Cassiano e Rochael); Roberto Carlos, O Homem (dele e Erasmo Carlos), a pedido da ouvinte Tereza Cristina da Silva, do Jardim Vila Nova, em São Bernardo. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (87,5) - Reminiscências. Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 3 de outubro de 1979

Manchete - Para o Papa (João Paulo II), ONU (Organização das Nações Unidas) reúne meios para evitar as guerras

São Caetano - Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) inaugura a primeira exposição de trabalhos dos seus alunos.

Sindicalismo - Carreteiros encerram greve e têm aumento.

Polícia - Mulher eletrocutada no apartamento em São Caetano.

EM 3 DE OUTUBRO DE...

1954 - Eleições municipais em Mauá e Ribeirão Pires. Mauá elege o prefeito Enio Brancalion; em Ribeirão Pires vence o prefeito Artur Gonçalves de Souza Júnior; Lauro Gomes de Almeida, prefeito de São Bernardo, é eleito deputado federal.

1969 - Diversas residências da Rua Justino Paixão, em Santo André, todas cinquentenárias, começam a ser demolidas para a passagem da Avenida Perimetral.

MUNICÍPIO PAULISTA

Hoje é o aniversário de Rubinéia, cujo nome homenageia o casal fundador: Rubens Oliveira Camargo (Rubi) e sua mulher, Nair de Oliveira Camargo (Néia). Tornou-se município em 1964, ao se separar de Santa Fé do Sul, na região de Jales.

HOJE

Dia do Cirurgião-Dentista Latino Americano. Dia do Petróleo.

SANTOS DO DIA

Ambrósio Francisco Ferro e companheiros, André de Soveral, Francisco de Borja, Geraldo de Brogne e Maria Josefa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;