Internacional Titulo
Eleiçao está sob vigilância na Chechênia
Do Diário do Grande ABC
18/08/2000 | 09:51
Compartilhar notícia


A eleiçao legislativa prevista para domingo na Chechênia para designar o único deputado checheno na Duma (câmara baixa do parlamento russo) se realizará sob grande vigilância, ante o temor de uma reativaçao das açoes dos independentistas.

No último 19 de dezembro, dia das eleiçoes legislativas russas, nao houve eleiçoes na Chechênia devido aos encarniçados combates que se desenvolviam entao na república rebelde.

Os dirigentes chechenos favoráveis a Moscou e as forças armadas russas temem uma multiplicaçao das emboscadas e atentados por parte dos rebeldes chechenos por motivo destas eleiçoes.

Na quinta-feira, o presidente independentista checheno Aslan Maskhadov classificou esta eleiçao de inconstitucional e pediu puniçao para os candidatos declarados ``ilegais'.

Também na quinta-feira, dois civis chechenos morreram e quatro militares russos foram feridos numa explosao em uma seçao eleitoral, numa operaçao reivindicada pelo caudilho independentista Issa Munayev, que pediu à populaçao para nao participar na votaçao.

Todas as medidas de segurança foram adotadas para garantir um desenvolvimento normal da eleiçao, asseguraram os representantes dos ministérios russos de Interior e Defesa, citados pelo jornal Sivodnia.

A Organizaçao para a Segurança e a Cooperaçao na Europa (OSCE) anunciou que nao acompanhará o desenvolvimento desta eleiçao.

A populaçao chechena deverá escolher entre 13 candidatos, cujos programas apresentam poucas diferenças entre eles. Todos fazem apelos à paz, prometem compensaçoes pelos danos de guerra causados nos últimos cinco anos e o fim da propaganda ``antichechena' nos meios de comunicaçao russos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;