Internacional Titulo
OEA: diferenças serão superadas antes da Cúpula
Da AFP
12/01/2004 | 00:26
Compartilhar notícia


Representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA), que está organizando a Cúpula de Monterrey (México), disseram neste domingo acreditar que as divergências sobre a declaração da reunião serão resolvidas nesta segunda-feira, antes dos chefes de Estado e governo se encontrarem, na terça.

"Vejo que há bom ânimo para chegarmos a um acordo antes do início da reunião de terça", destacou Miguel Ruiz Cabañas, embaixador do México na organização. "Não acredito que estes atritos colocarão em risco o bom andamento da cúpula. Há muita vontade política por trás de tudo isto e estes atritos vão ser superados", disse César Gaviria, secretário-geral da OEA.

Gaviria admitiu que a proposta de acrescentar na declaração final uma cláusula para excluir do organismo os países com governos corruptos "ainda não foi aprovada".

Ruiz Cabañas confirmou que os demais temas polêmicos são a definição do dia 1º de janeiro de 2005 como prazo para as negociações sobre a Área de Livre Comércio das Américas (Alca), os prazos e percentagens para reduzir o custo do envio de remessas à região e a criação de um fundo social para combater a pobreza. "O documento está praticamente fechado, em termos gerais, e os pontos que geraram atritos estão sendo modificados ", explicou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;