Internacional Titulo
Allawi pede comprometimento com a democracia no Iraque
Por Da AFP
04/11/2004 | 09:49
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro iraquiano, Iyad Allawi, pediu nesta quinta-feira, em Roma, que os "países espectadores" contribuam ao processo de democratização em seu país, após uma conversa com seu colega italiano, Silvio Berlusconi.

"Estamos determinados a avançar rumo à democracia e ao Estado de direito. Nesta oportunidade, dirijo-me aos países que se contentam com um papel de espectador para pedir a eles seu apoio para reconstruir um Iraque melhor", declarou Allawi durante uma entrevista coletiva.

Allawi viajará na sexta-feira para Bruxelas, onde será recebido por dirigentes dos 25 países que integram a União Européia. O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, confirmou seu compromisso com o Iraque.

"A Itália está no Iraque com seus soldados para que o processo em direção a um destino plenamente democrático possa ser executado no menor prazo possível. A Itália permanecerá no Iraque em função das demandas de seu governo legítimo", acrescentou.

As eleições iraquianas estão marcadas para janeiro de 2005. A Itália enviou 3 mil militares ao país árabe.

Berlusconi pediu a ajuda de Allawi para encontrar o corpo do jornalista italiano Enzo Baldoni, seqüestrado e executado por um grupo terrorista.

O premiê iraquiano ainda visitará o Vaticano para uma audiência com o papa João Paulo II.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;