Política Titulo
‘Novas deputadas’ começam nesta quinta-feira no Parlamento Jovem
Por Renan Cacioli
Do Diário do Grande ABC
17/11/2005 | 08:26
Compartilhar notícia


O Parlamento Jovem 2005 começa nesta quinta-feira na Assembléia Legislativa de São Paulo. Serão apenas dois dias de evento, mas o suficiente para colocar 94 aspirantes a político no ritmo de uma autêntica maratona. O Grande ABC está representado por duas ‘deputadas‘, Marcelly Guerrero Alberto, 16 anos, e Priscila Zanotti Kawabata, 15, dos colégios Harmonia e Viva Vida, respectivamente, ambos em São Bernardo.

O primeiro passo será o encontro entre todos os alunos do Estado que foram selecionados a integrarem a quarta edição do Parlamento. Às 10h de quinta-feira, eles se reúnem no hotel Lorena Internacional, na avenida Rebouças, almoçam e seguem rumo à Assembléia, o grande palco do evento, às 14h. Lá, entrarão em contato com os verdadeiros deputados, onde podem tirar dúvidas a respeito da apresentação dos projetos, que acontece nesta sexta-feira.

"Amanhã (quinta-feira) é até o dia mais cansativo. Depois que a gente chega ao hotel, almoça e vai para a Assembléia, onde passamos o dia todo. É uma maratona", reconhece Priscila Kawabata, que participa do Parlamento pela segunda vez e defenderá um projeto voltado aos portadores de necessidades especiais. Antes do grande dia, porém, a ansiedade da aluna está na eleição da Mesa Diretora, onde ficam presidente, vice e secretários do Parlamento Jovem.

"Está todo mundo com muita expectativa em casa, porque falei que quero participar da mesa diretora desta vez. E você precisa defender diante dos outros deputados a sua candidatura. Fico pensando se vou ter coragem de falar na hora", admite Priscila, que confessa estar mas tranqüila desta vez do que quando participou em 2002.

A eleição da Mesa ocorre nesta quinta-feira à noite, no próprio hotel, quando as famosas panelinhas são formadas e entra em cena o jogo político dos bastidores. Marcelly, que faz sua estréia na Assembléia, diz que a mãe está mais nervosa do que ela. "Estou só um pouquinho ansiosa. Na hora é que vou sentir o clima mesmo entre os deputados", afirma a aluna.

Nesta sexta-feira, os ‘deputados‘ se reúnem a partir das 9h na Assembléia para o início da sessão. O Parlamento Jovem Paulista terá, neste ano, alunos do ensino médio constituindo os partidos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;