Nacional Titulo
Garimpeiros são acusados de assassinar funcionário da Funai
Por Do Diário OnLine
Com Agências
27/02/2004 | 17:56
Compartilhar notícia


Garimpeiros que atuam ilegalmente na região de Paapiu, na reserva dos índios Yanomami, em Roraima, estão sendo acusados da morte do funcionário da Fundação Nacional do Índio (Funai) Valdez Marinho Lima, 39 anos. Ele foi assassinado com um tiro de espingarda em uma emboscada, na manhã de segunda-feira, nas margens do rio Colgo Magalhães.

Lima e mais seis servidores da Funai fiscalizavam o local a partir de denúncias feitas por lideranças Yanomami, durante a 33ª Assembléia Geral dos Povos Indígenas de Roraima, realizada entre os dias 7 e 10 deste mês. Os colegas do funcionário, que conseguiram escapar da emboscada, denunciaram o caso.

O administrador da Funai em Boa Vista, Martinho Andrade, denuncia que mais de 50 garimpeiros estão atuando ilegalmente na região. Ele alerta ainda que apesar de três pistas de pouso terem sido dinamitadas em dezembro pela Funai e Polícia Federal, todas foram recuperadas e continuam operando.

De acordo com informações da Funai, nesta quinta-feira, durante um vôo pela região foi encontrada uma balsa de garimpeiros com mantimentos no rio Colgo Magalhães. Quando a polícia chegou ao local, os garimpeiros fugiram para a mata, mas segundo a assessoria da Fundação, foi possível perceber que todos estavam armados.

Com Agência Brasil




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;