Política Titulo
Paim é o primeiro negro a assumir a presidência do Senado
Do Diário OnLine
Com Agências
05/02/2003 | 14:00
Compartilhar notícia


O vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), assumiu a presidência da Casa nesta quarta-feira, quebrando um grande tabu. Paim é o primeiro negro e o primeiro petista a ocupar o cargo. O presidente José Sarney (PMDB-AP) passou o cargo para o suplente porque na noite de terça-feira ele viajou para a Espanha, onde ficará até a próxima segunda.

No primeiro dia como presidente do Senado, Paim empossou o suplente de Cristovão Buarque (PT-DF) – que ficou com o ministério da Educação -, Eurípedes Camargo (PT-DF), que também é negro. Durante a cerimônia, Paim disse que a solenidade prova um avanço da sociedade brasileira para a superação da discriminação.

“Este é um momento histórico, que demonstra que o Brasil está rompendo as barreiras do preconceito e que de fato nós temos tudo para fazer de nosso país um lugar onde a solidariedade, a igualdade e a liberdade estejam sempre em primeiro lugar”, afirmou Paim.

Em entrevista concedida após a solenidade, Eurípedes Camargo disse que pretende centrar sua atuação parlamentar na educação e na área social, e, além de apresentar projetos de sua autoria, vai trabalhar pela aprovação de proposta de Cristovam que dispensa os professores de prestar vestibular para reciclagem.

“O projeto vai melhorar a formação profissional dos professores e a cumprir as determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, explicou.

Com informações da Agência Senado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;