Internacional Titulo Alemanha
Alemanha: morre aos 87 anos Helmut Kohl, líder da unificação do país
16/06/2017 | 16:27
Compartilhar notícia


O chanceler que arquitetou a unificação da Alemanha e a criação da União Europeia, o alemão Helmut Kohl, morreu nesta sexta-feira aos 87 anos, informou seu partido político, a União Democrática Cristã. De 1982 a 1998, Kohl foi chanceler da Alemanha, se tornando a autoridade que permaneceu mais tempo no poder após a 2ª Guerra Mundial

A reunificação da Alemanha, em 1990, foi liderada por Kohl. Após a queda do muro de Berlim, em 1989,ele foi fundamental no convencimento dos aliados da República (Alemanha Ocidental), entre eles o Reino Unido comandado por Margareth Tatcher e a França presidida por François Mitterrand, de que uma Alemanha unida seria um dos pilares da aliança ocidental.

A saúde de Kohl vinha se deteriorando nos últimos anos, quando ele precisou passar meses hospitalizado e realizou cirurgias nos quadris e intestino. "Ele era um grande estadista, um grande político alemão, e acima de tudo, um grande europeu que garantiu não apenas a unificação da Alemanha, mas também a integração da Europa", disse o vice-chanceler alemão, Sigmar Gabriel. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;