Questão de Emprego Titulo
Motivação no trabalho e produtividade da empresa
Do Diário do Grande ABC
09/05/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Podemos dizer que a motivação do colaborador tem relação com a produtividade da empresa?

Sim. Por isso é importante que líderes e gestores entendam a valorização dos colaboradores como uma das prioridades da organização. Ela tende a trazer benefícios tanto para os negócios da empresa quanto para a vida pessoal e profissional do colaborador. Geralmente, o funcionário desmotivado nem sempre consegue desenvolver e entregar as atividades da maneira como se esperava ou deixa de atingir as metas estabelecidas. A motivação do profissional em conjunto com outras influências, pode edificar ou destruir qualquer trabalho.

E quais são os benefícios de ter colaboradores engajados?

A motivação dos colaboradores é fundamental para o sucesso da organização, independentemente do campo de atuação, segmento ou porte da companhia. Funcionários engajados tendem a ser mais leais, criativos e produtivos em comparação aos menos satisfeitos. Assim como colaboradores felizes geralmente se traduzem em clientes satisfeitos, um único integrante infeliz na equipe pode influenciar os demais e trazer danos duradouros para a empresa. Outro resultado da baixa motivação dos colaboradores é a alta rotatividade na equipe, que impacta em gasto de tempo e recursos financeiros com novos processos seletivos. Em geral, ninguém procura por nova oportunidade de trabalho quando está satisfeito no local onde atua.

Como estimular o funcionário?

Embora seja processo contínuo e que envolve tempo e atenção, a baixa motivação do colaborador pode ser revertida por meio de atitudes do dia a dia. De modo geral, destaco quatro delas:

1 – mantenha diálogo aberto – a comunicação na maioria das empresas é realizada de cima para baixo apenas, ou seja, a equipe é convidada a ouvir os executivos e gestores, e não vice-versa. Essa falta de diálogo aberto pode resultar em gestores que acabam ignorando os problemas existentes entre ou com os colaboradores. O gestor deve estabelecer conversas e acompanhamentos regulares com a equipe, mostrando que se preocupa com os potenciais problemas; 2 – forneça apoio e desenvolvimento profissional – a desmotivação pode estar relacionada à falta de apoio adequado por parte da empresa. Oferecer treinamento e programas de mentoria tende a ajudar o profissional a crescer profissionalmente, por meio do aprimoramento ou aquisição de novas habilidades; 3 – ofereça ambiente de trabalho melhor – muitas vezes esquecido, o ambiente organizacional muitas vezes influencia o humor dos colaboradores. É possível deixá-lo mais alegre, por exemplo, decorando-o com plantas, pintando as paredes com cores agradáveis ou retirando objetos barulhentos do local; 4 – reconheça bons resultados – quando seus colaboradores superarem os resultados esperados certifique-se de que eles saibam que a atitude foi percebida e é apreciada. Isso pode ser feito por meio de elogios diretos, durante uma reunião de equipe, ou se foi um esforço de todo o time, organizando um almoço ou happy hour para o grupo. Comemore as conquistas.

Por que nem todas as empresas priorizam a valorização dos colaboradores?

O primeiro obstáculo está no fato de que cada colaborador considera-se valorizado por motivos diferentes e identificar cada um deles é sempre desafiador. Além disso, muitos gestores e líderes alegam estar sobrecarregados com as tarefas diárias e muito focados em resultados, o que os deixam sem tempo para avaliar assuntos relacionados ao clima da equipe.

No ambiente corporativo, homens e mulheres se sentem motivados pelo mesmo motivo?

Não. De acordo com o estudo Os Segredos das Empresas e Colaboradores Mais Felizes, realizado pela Robert Half, em parceria com a Happiness Works, em geral, a felicidade dos homens no trabalho é motiva pelo sentimento de ‘orgulho da organização’, enquanto as mulheres demonstraram estar mais preocupadas em ‘serem tratadas com igualdade e respeito’.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;