Internacional Titulo
Seqüestradores pedem mediaçao internacional nas Filipinas
Por Do Diário do Grande ABC
16/05/2000 | 10:40
Compartilhar notícia


Os rebeldes muçulmanos filipinos que mantêm 21 reféns na ilha de Jolo (Sul) nao pediram dinheiro, mas exigiram uma mediaçao internacional para libertá-los, segundo um manifesto do grupo Abu Sayyaf nesta terça-feira.

Estes rebeldes ``pedem às Naçoes Unidas, à Organizaçao da Conferência Islâmica e à República das Filipinas que reconheçam o direito do povo Bangalore (etnia de Jolo e das ilhas vizinhas) à autodeterminaçao e a um Estado islâmico independente', segundo o texto.

Uma vez obtida a mediaçao internacional e reconhecida pelo grupo Abu Sayyaf, os rebeldes afirmam que estarao dispostos a libertar os 21 reféns, que estao cativos desde o dia 23 de abril, disse a alguns jornalistas um de seus líderes, o comandante Nayimi, chamado de ``Global'.

``Global' e outros ``comandantes' rebeldes afirmaram que esse seqüestro nao tem motivos econômicos e sim políticos. ``O seqüestro de personalidades importantes é somente uma de nossas estratégias bélicas. É algo menor comparado ao embargo econômico e à opressao do Estado', diz o manifesto.

Os rebeldes esperam que a comunidade internacional reconheça seu combate pela independência e pela instauraçao de um Estado islâmico. Também esperam que as Naçoes Unidas e a Uniao Européia os ajudem a conseguir ``o triunfo de sua causa', segundo o comandante Nayimi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;