Internacional Titulo
Líder da milícia timorense é preso em Jacarta
Do Diário do Grande ABC
04/10/2000 | 09:33
Compartilhar notícia


O líder da milícia do Timor Leste, Eurico Guterres, foi preso esta quarta-feira, em um hotel da capital indonésia, informou seu advogado.

``Por volta das 12h (2h de Brasília), Eurico Guterres foi preso. Ele está agora no quartel-general da Polícia Nacional', disse Suhardi Sumomulyono a um jornalista local, em uma entrevista por telefone.

Sumomulyono reclamou que a polícia nao tinha uma ordem de prisao quando abordou Guterres, chefe da temida milícia Aitarak, em um hotel no Centro de Jacarta. Ele é o primeiro líder miliciano a ser preso por autoridades indonésias.

O chefe da Polícia Nacional disse que Guterres é culpado por ``ter ordenado seus homens a retomar as armas' que tinham sido entregues em uma cerimônia na cidade fronteiriça de Atambua, no Timor Oeste, no último dia 24 de setembro. E negou que a prisao esteja relacionada ao suposto envolvimento do chefe da milícia no ataque à casa do líder da independência do Timor Leste, Manuel Carrascalao, em abril de 1999.

``A prisao de Eurico é legal e respaldada pelo código criminal', afirmou o porta-voz da Polícia Nacional Saleh Saaf, acrescentando que o réu poderá passar cinco anos preso se for considerado culpado.

Saaf disse ainda que a polícia fez um apelo a Guterres para que ele acalmasse seus simpatizantes, que podem reagir violentamente à sua prisao. O líder miliciano, que agora vive no Timor Oeste mas freqüentemente voa para Jacarta, havia alertado na última segunda-feira que seus homens e simpatizantes reagiriam se ele fosse detido.

As Naçoes Unidas pressionam Jacarta a desarmar as milícias e levar à Justiça os assassinos dos três funcionários de ajuda humanitária da ONU que morreram em um ataque miliciano no Timor Oeste, no último dia seis de setembro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;