Esportes Titulo
Palmeiras ensaia o 'carrossel holandês'
Por Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
Com AE
19/11/2004 | 10:16
Compartilhar notícia


O técnico Estevam Soares já começa a implantar uma espécie de carrossel no Palmeiras. Na prática, é um esquema que lembra um pouco do modelo utilizado pelos holandeses nas Copas do Mundo de 1974 e 1978. Na época, o técnico Rinnus Michels revolucionou os conceitos do futebol mundial. É claro que a comparação é exagerada. Afinal, o alviverde, apesar da boa campanha na temporada, ainda procura encontrar a própria identidade nas mãos do atual treinador. "Não diria que o meu sistema é um carrossel. É cedo para elogiar. Antes de mais nada, é preciso manter os pés no chão para que a gente não falhe nas próximas rodadas do campeonato", alerta Estevam Soares.

O coletivo desta quinta-feira serviu como referencial daquilo que o Palmeiras pode mostrar nas próximas e decisivas rodadas do Campeonato Brasileiro. O time é o quarto colocado, com 74 pontos, quatro a menos do que o líder Atlético-PR. Portanto, continua na luta pelo título nacional. Ou, no mínimo, reaquece a briga pela vaga na Copa Libertadores. Quem esteve nesta quinta na Academia de Futebol viu, entre outras coisas, um constante vaivém na hora de liberar os alas, avançar, recuar, girar o tempo todo para buscar os melhores espaços e tentar surpreender os adversários.

Os laterais disparavam pelo meio. De repente, os zagueiros viravam pontas ou atacantes. Estes voltavam para executar carrinhos na zaga. Enfim, a movimentação é intensa nos diversos setores. É tudo movido pelos gritos roucos e insistentes de Estevam, que não pára de cobrar um estilo mais ousado, combativo e solidário do Palmeiras.

A fórmula funcionou bem. Tanto é que os titulares marcaram 2 a 0 nos reservas. Estevam só espera que o entrosamento se repita diante do Guarani, neste sábado à tarde, no Palestra Itália. Ele testou três atacantes (Ricardinho, Thiago Gentil e Osmar), além de meia de ligação (Elson, porque Pedrinho estava na Seleção Brasileira, mas tem presença confirmada). Os dirigentes projetam a presença de aproximadamente 20 mil torcedores para incentivar o time no Parque Antártica contra o vice-lanterna.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;