Internacional Titulo
Rússia tem mais de 2 mil indústrias controladas pela máfia
Por Da AFP
31/01/2007 | 10:21
Compartilhar notícia


O vice-diretor do departamento de luta contra o crime organizado no ministério do Interior, Alexandre Elin, afirmou em entrevista ao jornal Izvestia que mais de duas mil instalações industriais estão sob controle de grupos criminosos na Rússia. "Mais ou menos 20% são empresas muito importantes, em torno das quais se desenvolveram cidades", acrescentou.

Elin ainda revelou que o fenômeno afeta principalmente Moscou, o extremo-oriente russo e a região de Volga.  No total, 450 grupos criminosos, com quase 12 mil pessoas, atuam na Rússia, com grande influência sobre a situação econômica e social do país.

Nos últimos 10 ou 15 anos, o crime organizado evoluiu na Rússia, destacou Elin. "Alguns chefes mafiosos investem na economia e aspiram o poder, enquanto outros se fundem com organizações terroristas", disse.

Porém, o número de "chefes" da máfia russa permaneceu estável nos últimos anos. São quase 200 pessoas responsáveis por coordenar as atividades criminosas, distribuir os lucros, resolver divergências e ajudar os detentos.

Em dezembro de 2005, o ministro russo do Interior, Rachid Nurgaliev, admitiu publicamente que uma parcela importante da economia do extremo-oriente russo estava dominada pelo crime organizado. Ele citou em particular os setores da pesca, indústria florestal e as minas de ouro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;