Cultura & Lazer Titulo
Del Fuego na Bienal do Rio
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
21/05/2005 | 09:59
Compartilhar notícia


A investigação para descobrir as novas escritoras do país, realizada pelo jornalista Luiz Ruffato, encontrou Andréa del Fuego, 30 anos, criada em São Bernardo. A contista teve um texto selecionado para o livro Mais 30 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (Record, 304 págs., R$ 39,90), que será lançado às 20h de amanhã na Bienal Internacional do Livro do Rio.

Andréa está na capital fluminense desde anteontem. Chegou cedo para rever amigos e assistir a um encontro que a interessa bastante. Ela pretende acompanhar hoje as conversas da mesa Imaginário do Autor, composta pelas escritoras Ivana Arruda Leite e Cíntia Moscovich.

Amanhã será o lançamento de Mais 30 Mulheres... O livro é composto por 30 contos de autoras que estrearam a partir de 1990. Este é o segundo volume – e último conforme promete o organizador – que reúne essas mulheres. O anterior, lançado em julho do ano passado, é 25 Mulheres que Estão Fazendo a Nova Literatura Brasileira (Record).

Também com presença prometida para o evento, Ruffato afirma que fazer a seleção foi uma tarefa complicada. “Não fazia idéia do mundo que se abriria à minha frente”, escreve no prefácio.

O conto de Andréa, intitulado Avon, é uma ironia feroz contra a indústria de cosméticos. O presidente de uma empresa de produtos de beleza faz uma palestra para as vendedoras tentando convencê-las da condição superior gozada pelas mulheres bonitas. “Feia escreve carta, bonita recebe”, diz.

A artista consegue passar as aflições femininas por meio de um personagem masculino. Ainda no prefácio, o organizador classifica o trabalho: “Andréa del Fuego cospe sarcasmo”.

O organizador avalia a origem das 55 selecionadas para os dois volumes. “A maioria esmagadora nasceu ou está radicada no Sudeste (74%)”. Ele chega à conclusão que “o processo de emancipação da mulher ocorre com mais nitidez onde há mais facilidade no acesso à educação”.

Criada em São Bernardo, onde ainda vivem seus pais, Andréa mora em São Paulo há 13 anos. No ano passado, lançou seu primeiro livro, Minto Enquanto Posso (O Nome da Rosa), com 24 contos, dentre os quais oito eróticos. Começou a carreira de escritora como colaboradora de uma revista. Na atual coletânea da Record, a autora divide espaço com Adriana Falcão, Cynthia Dorneles, Vanessa Maranha, Paula Taitelbaum e outras 25 escritoras.

A 12ª Bienal do Rio é realizada no Riocentro (av. Salvador Allende, 6.555), na Barra da Tijuca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;