Política Titulo
Petistas pedem novos rumos para economia
21/03/2004 | 22:12
Compartilhar notícia


Pelo menos 15 deputados federais, 12 deputados estaduais e dezenas de vereadores petistas de todo o país deflagraram neste domingo o primeiro movimento organizado para tentar mudar a política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Eles estão preparados até para convocar a população e organizar manifestações de pressão por novos rumos no governo, reforçando a criação de empregos e melhorando a distribuição de renda.

O seminário Queremos outro Brasil, convocado pelos deputados federais, reuniu cerca de 800 militantes em São Paulo. Novos seminários estão sendo marcados em outros Estados e já nesta semana os organizadores devem entregar ao comando do PT e ao governo um receituário básico de mudanças urgentes.

Na avaliação dos parlamentares, o prazo para a mudança da economia está se esgotando, sob risco de o país não recuperar a capacidade de crescimento. “Se isso ocorrer no segundo semestre, já pode ser tarde demais”, alertou o economista da Unicamp Ricardo Carneiro, um dos formuladores do programa de Lula na campanha de 2002.

Na receita para crescer, as propostas respondem a itens previstos no acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional). Mas os organizadores consideram que todas são viáveis numa economia globalizada e capitalista. Eles propõem, entre outras coisas, reduzir o superávit primário para liberar recursos para investimentos e rever a política cambial e reforçar as reservas em moeda internacional para garantir maior capacidade de negociação externa e diminuir a vulnerabilidade da economia.

Também querem rever o papel dos bancos públicos, favorecendo o microcrédito, financiando a produção e reduzindo o spread bancário. Outra proposta, ainda sem consenso, prevê o controle do fluxo de capitais.

Alternativas – Além de discutir as políticas econômicas e sociais do governo, os petistas reivindicaram o direito de discordar da cúpula partidária e de discutir alternativas. “Não estamos aqui para desestabilizar nada nem pedir a cabeça do ministro Antônio Palocci (Fazenda). Quem tem autoridade para isso é o presidente Lula, mas é hora de mudar e isso precisa ser feito já”, disse o deputado Ivan Valente (PT-SP), um dos organizadores do seminário.

A lista de propostas foi elaborada a partir da exposição de Ricardo Carneiro, e incluiu reflexões dos também economistas Carlos Eduardo Carvalho e João Alfredo, co-autores dos programas de 1989, e da economista Laura Tavares, que debateu os programas sociais.

Patrus – Embora convidado a participar do seminário, Palocci não compareceu. A voz oficial ficou na boca do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, que expôs os problemas de sua área e evitou entrar no debate econômico. Recebeu aplausos e também ouviu cobranças.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;