Internacional Titulo
Partido de rebeldes curdos da Turquia se dissolve
Por Da AFP
11/11/2003 | 08:37
Compartilhar notícia


O partido Congresso para a Liberdade e Democracia no Curdistão (Kadek), sucessor do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK, rebeldes curdos da Turquia) se dissolveu ao final de seu congresso, informou nesta terça-feira a agência de imprensa pró-curdos Mesopotâmia, baseada na Alemanha.

"O Kadek pôs fim a sua existência para que a herança do PKK, que assumiu por 30 anos um duro combate, possa entrar num nova era", segundo a agência. A decisão foi tomada por unanimidade durante o segundo congresso extraordinário do Kadek, que ocorreu em 26 de outubro no Curdistão meridional (norte do Iraque).

O PKK mudou de nome em abril de 2002, garantindo que lutava atualmente pelos direitos culturais dos curdos. A rebelião do PKK deixou mais de 36 mil mortos em 15 anos (1984-1999) de luta armada. Seus militantes reclamam a criação de um Estado curdo independente no sudeste da Turquia, de maioria curda.

O Chefe do PKK, Abdulah Ocalan, foi condenado em 1999 à prisão perpétua e está detido na prisão de Imrali (noroeste da Turquia).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;