Economia Titulo
Programa certifica bares e restaurantes que reciclam vidro
Mariana Oliveira
Do Diário do Grande ABC
24/05/2005 | 08:20
Compartilhar notícia


Bares, lanchonetes e restaurantes do Grande ABC que destinam para reciclagem o vidro sem utilização - como garrafas não-retornáveis e copos quebrados - estarão todos identificados até junho. No início deste mês, os participantes do programa 100% Parceiro do Meio Ambiente, desenvolvido pela Abividro (Associação Brasileira da Indústria de Vidro) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), passaram a receber um selo de certificação.

"O programa contribui para as empresas fortalecerem a imagem perante os clientes. Além disso, tem foco ambiental, já que colabora para a proteção do meio ambiente permitindo que a indústria vidreira utilize o resíduo reciclado como matéria-prima. E também foco econômico, já que a reciclagem emprega muitas pessoas e diminui o preço do produto para o consumidor final", afirma o consultor de reciclagem da Abividro, Stephan David.

O projeto Seja nosso Parceiro 100% existe há três anos. No início, somente grandes restaurantes de São Paulo, como Terraço Itália e Rubayat, participavam. Atualmente, cerca de 70 estabelecimentos da capital e 15 do Grande ABC integram o programa. "O número de empresas participantes ainda é muito pequeno. Por isso, estamos tentando conscientizar outros estabelecimentos. Sabemos que muitos empresários contribuem para a reciclagem 'informalmente', ou seja, sem participar do projeto. A intenção é mostrar que o programa é interessante para todos os lados", completa David.

Os estabelecimentos do Grande ABC destinam cerca de sete toneladas de vidro mensalmente para o programa de reciclagem - em média, meia tonelada por empresa. Na capital paulista, cada bar, lanchonete ou restaurante envia em média uma tonelada de vidro por mês para reciclagem, o que resulta na arrecadação de 70 toneladas mensalmente.

O restaurante de comida japonesa Sugoi Sushi, de São Bernardo, participa do programa há mais de um ano e deve receber o selo de certificação em breve. "Considero interessante reciclar o vidro porque é uma prática ecologicamente correta. Além disso, evita o acúmulo de lixo no restaurante", afirma o proprietário Alexandre Augusto Raggio Horta. A empresa envia para reciclagem cerca de 500 quilos de vidro mensalmente, dos quais 90% são garrafas.

"Consideramos importante recilar, já que é um ato importante para o meio ambiente e gera emprego e renda. Poderíamos simplesmente vender o vidro, mas preferimos participar do projeto e saber que estamos contribuindo para um programa idôneo", ressalta Eldenir Bento Pires, comprador da Ciconello Pizza Bar, de São Bernardo, que integra o Seja um parceiro 100% há um ano e já recebeu o selo de certificação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;