Memória Titulo Memória
A alma de uma rua com 200 anos

Clarivalde Versolatto, de São Bernardo, decidiu realizar um inédito passeio histórico...

Por Ademir Medici
21/02/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


Clarivalde Versolatto, de São Bernardo, decidiu realizar um inédito passeio histórico pela rua da sua infância, juventude e vida atual, a Marechal Deodoro. Sacou a sua Triumph, uma máquina de escrever alemã, e preencheu várias folhas de papel ofício.

Começou pelo lado par, no armazém de Samuel Sabatini. E seguiu até o ‘fim da Vila’, na oficina do DER, da Secretaria de Viação do Estado de São Paulo. E foi anotando nomes de casas comerciais, famílias, fábricas (com destaque para as tecelagens e moveleiras), profissionais liberais, agências bancárias, o velho grupo escolar, os antigos campos do Esporte e do Palestra.

Versolatto, simplesmente um batateiro apaixonado pela cidade em que nasceu – há 81 anos – oferece um legado importantíssimo para a História da cidade. E de mão beijada repassa tudo à Memória. É a nova série que iniciamos, ilustrada por fotos e imagens da velha Marechal.

UMA VIA REGIONAL

A Rua Marechal Deodoro tem importância para São Bernardo e Grande ABC. Um eixo que fazia parte da interligação São Paulo a Santos. Endereço da antiga Câmara Municipal, que ao longo da República Velha recebia representantes de toda a região.

Fez mais, o bom Versolatto: contou histórias – belíssimas. E nós gravamos até mesmo o tic-tac da sua máquina de escrever, que o acompanha há 50 anos.

A listagem foi mostrada em uma exposição da Seção de Pesquisa e Memória da Prefeitura, originada das reuniões da última quarta-feira dos antigos da cidade na repartição da Alameda Glória, esquina com a Rua Jurubatuba.

Para definir a série, este logotipo, obra do infografista Agostinho Fratini, do Departamento de Artes da Redação do Diário.

Antigos batateiros, revivam o cenário da sua Marechal Deodoro; novas gerações, aprendam com o Versolatto um pouco da alma e da identidade da velha rua, de tantos e tantos acontecimentos em 200 anos de história.

Lado par

- Praça Samuel Sabatini (Paço)

- Família Bruno (motorista do DER)

- Família Itália Liberato

- Família Aluísio Salvador

- Família Siqueira

- Família Giacomo Versolatto

continua

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 21 de fevereiro de 1986 – ano 28, nº 6064

Manchete – Crediário cai para quatro meses. O Conselho Monetário Nacional aprovou ainda série de medidas para conter o consumo.

Telefonia – CTBC (Companhia Telefônica da Borda do Campo) estuda como reduzir interurbano.

Funcionalismo – Servidores decidem aceitar proposta do prefeito Aron Galante de revalorização das referências salariais. Será atualizada a Lei 2.240/76, que promove a reclassificação de cargos e salários.

Morte – Carlos Vicente Cerchiari morre aos 61 anos. Sócio fundador da CVC, empresa de turismo que leva as iniciais do seu nome. Professor de Português, revisor, jornalista e advogado. Praticamente iniciou o colunismo social no Grande ABC, ao assinar uma coluna no semanário News Seller. Na política, foi vereador em Santo André e deputado estadual.

Em 21 de fevereiro de...

1916 – A viúva Maria Volpi, 36 anos, estabelecida com armazém no Centro da Vila de São Bernardo – Rua Américo Brasiliense, 13 – é vítima de assalto. Ela e seu afilhado, Atílio, 14 anos, são amarrados por três ladrões, seriam italianos, que levam mais de 100 mil réis em níqueis e prata, um revólver e outros objetos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Ataque de hidroplanos alemães a Inglaterra provocam mortes de civis e danos materiais’.

Hoje

- Dia Nacional do Imigrante Italiano

- Festa da Imigração Italiana

Santos do Dia

- São Pedro Damião (Itália, Ravena, 1007 – Ostia, 1072 ou 1073). Bispo e cardeal de Óstia. Auxiliou vários papas. Doutor da Igreja.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza

- Sérvulo

- Fortunato 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;