Internacional Titulo
Avião de exibição cai sobre o público e mata pelo menos 78 na Ucrânia
Por Do Diário OnLine
Com Agências
27/07/2002 | 14:42
Compartilhar notícia


Pelo menos 78 pessoas morreram e outras 115 ficaram feridas com a queda de um caça durante uma exibição de acrobacias aéreas na cidade de Lviv, Oeste da Ucrânia (perto da fronteira com a Polônia), neste sábado. Os pilotos do avião, dois generais da Aeronáutica ucraniana, perderam o controle durante um vôo rasante e o caça caiu sobre o público que assistia ao espetáculo, colidindo com árvores e outra aeronave que estava estacionada em solo pouco antes de explodir. Os dois tripulantes conseguiram ejetar seus assentos antes da queda e passam bem.

O número de mortes, ainda não definitivo, torna o acidente na base de Sknyliv o pior em uma exibição aérea na história. Antes deste sábado, o recorde era do acidente de Ramstein (Alemanha), em 1988, quando 70 pessoas morreram.

As estatísticas de mortos e feridos são crescentes e desencontradas. "Espero que sejam as últimas contagens, mas não tenho certeza", afirmou um porta-voz do Ministério de Emergências da Ucrânia, confirmando pelo menos sete crianças entre as vítimas fatais. Vários hospitais da região estão recebendo pessoas que se machucaram no acidente. Muitos se queimaram e foram atingidos por destroços do avião.

O presidente da Ucrânia, Leonid Kuchma, interrompeu suas férias na Criméia e se encaminhou para Lviv. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, enviou uma mensagem de pêsames a Kuchma.

A exibição comemorava o aniversário de 60 anos de uma unidade local da Aeronáutica. Segundo fontes do Ministério da Defesa da Ucrânia, os dois pilotos eram experientes e haviam representado o país no salão aeronáutico de Le Bourget (França), em junho passado. O aparelho teve problemas de estabilidade ou de potência a algumas dezenas de metros do solo durante a execução de manobras consideradas difíceis. Pouco antes da explosão, o caça bateu em árvores e um outro avião parado em solo.

Avião de guerra - O caça supersônico do tipo Su-27 Flanker-B é um avião de combate russo de longo alcance, comparável ao US F-15. Especialistas apontam que o Sukhoi Su-27 Flanker-B mostrou excepcional potencial de controle em ângulos elevados de ataque.

O aparelho de dois motores se incorporou ao serviço militar em 1984 e é o precursor de uma geração de aviões caças, entre eles o avião de treinamento Su-27UB, posto em serviço em 1985. Pesando 16 toneladas sem carga, e com capacidade máxima de 25 toneladas, o Su-27 pode atingir uma velocidade máxima de 2.500 km/h, com um raio de autonomia de 4 mil km.

Esse tipo de caça está em serviço não somente na Rússia, mas também em países como China e Vietnã. A República Popular da China comprou uma licença para fabricá-los. Metade dos aviões militares russos para exportação é fabricada pela empresa Sukhoi.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;