Nacional Titulo
Acusado de assassinar sindicalista tem sigilo quebrado
Por
22/05/2005 | 09:47
Compartilhar notícia


Apontado pelo Ministério Público como mandante do assassinato do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rondon do Pará, José Dutra da Costa, o Dezinho, em 22 de novembro de 2000, o fazendeiro Décio José Barroso Nunes, o Delsão, teve seu sigilo telefônico e bancário quebrado nesta sexta por determinação do juiz Edivaldo Saldanha Souza. O fazendeiro, que se diz proprietário de mais de 150 mil hectares de terras em Rondon, é suspeito de encomendar a morte de outras pessoas no município.

Todas as ligações telefônicas feitas ou recebidas por Delsão entre 2000 e 2005, além de depósitos ou saques de suas contas bancárias nos últimos cinco anos devem ser entregues à justiça dentro de 30 dias. A decisão do juiz atendeu a um pedido feito pelo promotor de Justiça Mauro José Mendes de Almeida, para quem o fazendeiro, “muito temido na região”, usa seu poder para “intimidar pessoas e testemunhas, sendo o líder de um grupo cuja finalidade seria eliminar lideranças do movimento sindical envolvidas em conflitos agrários ou qualquer oposição a seus interesses”.

Após o assassinato da missionária Dorothy Stang, em Anapu, em fevereiro deste ano, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso tentou quebrar os sigilos de Delsão, mas não conseguiu. O pedido foi rejeitado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). A reportagem tentou ouvir o fazendeiro, mas não conseguiu. Seus empregados disseram que ele não comentaria a decisão judicial. O promotor afirma que testemunhas da morte do sindicalista estariam sofrendo ameaças, pressão, constrangimento e tentativas de aliciamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;